Periquito-de-colar
O periquito-de-colar, também conhecido como periquito-de-colar-rosa, periquito-rabo-de-junco, periquito-rabijunco ou simplesmente Ring Neck (Psittacula krameri) é uma espécie da família dos psitacídeos, amplamente distribuída na Ásia, África e Europa. É a única ave da família dos papagaios e periquitos em liberdade na Europa. Apresenta a plumagem na maior parte verde, com uma cauda longa e afilada. O bico é grande, vermelho e em forma de gancho. O macho possui um anel preto e rosa no pescoço, que surge somente aos dois anos de idade, indicando sua maturidade sexual.
Espaço, banho de sol e proteção são três princípios básicos para o bem-estar no lar dos Ring Necks. As aves devem permanecer em viveiros ou gaiolas que permitam o movimento, abrir as asas e ter interação com brinquedos ou poleiros. Quando domesticado, pode ser solto em local fechado e interagir com os proprietários. O viveiro ou gaiola deve estar protegido de correntes de ar e frio, sendo importante que a ave tome sol pela manhã diariamente.
Subespécies
Existem quatro subespécies de periquito-de-colar:
- Subespécies africanas:
- Psittacula krameri parvirostris
- Psittacula krameri krameri
- Subespécies asiáticas:
- Psittacula krameri manillensis
- Psittacula krameri borealis
Características
O periquito-de-colar é uma das aves ornamentais mais conhecidas do mundo, chamando atenção principalmente por suas cores profundas e vibrantes. Graças ao seu tamanho e comportamento dócil, tornou-se uma ave preferida para convivência com os humanos. O periquito-de-colar pode articular algumas palavras, possuindo uma voz muito estridente que o diferencia de outras aves.
Embora tenha origem no norte da Índia, da África e do sul da China, o periquito-de-colar tem uma distribuição muito ampla, sendo encontrado em vários lugares ao redor do mundo.
A ave possui, em média, quarenta centímetros de comprimento, sendo considerada de tamanho médio, embora suas asas esticadas possam alcançar até cinquenta centímetros de ponta a ponta. A cor verde brilhante e uniforme é característica, com patas cinzas e um bico vermelho na parte superior e preto na parte inferior. Os filhotes têm o bico rosa e pálido na ponta.
A característica mais marcante dessa ave é o colar, uma linha preta que demarca seu pescoço. Este círculo passa pela base do bico e pela "nuca" da ave. O colar só aparece nos machos adultos ao atingirem a idade reprodutiva, não sendo visível nos filhotes de mesmo gênero ou nas fêmeas. São pássaros resistentes, com expectativa de vida de até 30 anos e excelentes reprodutores.
Diferenças entre as Subespécies Asiáticas e Africanas
Dentro da espécie Psittacula krameri, as subespécies africanas e asiáticas apresentam pequenas diferenças:
- O colar das subespécies africanas é mais marcante do que o das subespécies asiáticas.
- Os bicos das subespécies africanas são menores e com a ponta preta.
Comportamento
Os periquitos-de-colar são aves muito sociáveis e aceitam bem a presença humana. Se bem cuidados, apresentam comportamento dócil e podem até conviver com outras espécies, embora seja recomendado que vivam em casal. Eles também gostam de roer objetos, e para satisfazer essa necessidade, podem ser oferecidos galhos de diferentes árvores.