Age of Empires
Age of Empires é uma série de jogos eletrônicos para computador e consoles portáteis desenvolvida pela Ensemble Studios e publicada pela Microsoft. O primeiro título da série, Age of Empires, foi lançado em 1997. Desde então, foram lançados outros seis títulos da franquia principal e quatro títulos derivados. A maior parte da série pertence ao gênero de estratégia em tempo real, com modos de jogo que se resumem a dois estilos principais: mapa aleatório e campanha. Além do gênero, os jogos da série são caracterizados por retratar eventos históricos e muitas outras surpresas.
Os dois primeiros títulos da série focam em eventos ocorridos na Europa, na Ásia e na África, desde a Idade da Pedra até a Antiguidade Clássica. O jogo Age of Empires é baseado nas guerras antigas no ocidente e no oriente durante as quatro idades da Antiguidade: Idade da Pedra, Idade da Pedra Polida (chamada no jogo de Idade da Ferramenta), Idade do Bronze e Idade do Ferro. Seu pacote de expansão, The Rise of Rome, baseia-se na formação e expansão do Império Romano.
Os dois títulos seguintes, Age of Empires II: The Age of Kings e seu pacote de expansão, The Conquerors, retratam as conquistas militares da Idade Média, início da Idade Moderna e a conquista espanhola do Império Asteca.
Os três títulos subsequentes, Age of Empires III e seus pacotes de expansão, The WarChiefs e The Asian Dynasties, exploram as épocas pré-modernas, incluindo os períodos da colonização europeia da América e a expansão de várias nações asiáticas.
Foram criados outros jogos diretamente relacionados à série. Entre o lançamento de The Conquerors e Age of Empires III, a Ensemble Studios lançou Age of Mythology e, posteriormente, o pacote de expansão The Titans. Age of Mythology utiliza os mesmos elementos de Age of Empires, porém com a mitologia grega, egípcia e nórdica como tema. Para o console Nintendo DS, foram desenvolvidos Age of Empires: The Age of Kings e a sequência Age of Empires: Mythologies, que não foram desenvolvidos pela Ensemble Studios, mas pela Backbone Entertainment e Griptonite Games, respectivamente. As duas versões mais novas foram baseadas em multiplayer online: Age of Empires Online e Age of Empires: Castle Siege.
A série Age of Empires foi considerada um sucesso comercial, vendendo mais de 15 milhões de cópias. A popularidade e qualidade dos jogos deram à Ensemble Studios uma grande reputação em jogos de estratégia em tempo real. Na produção de Age of Empires III: The Asian Dynasties, a empresa colaborou com a Big Huge Games. As críticas recebidas atribuíram o sucesso ao tema histórico e à jogabilidade, além do fato de que os jogadores controlados por inteligência artificial lutam sem códigos, o que não é comum em outras séries concorrentes.