Marte (planeta)
Marte é o quarto planeta a partir do Sol e o segundo menor do Sistema Solar. Nomeado em homenagem ao deus romano da guerra, é conhecido como o "Planeta Vermelho" devido ao óxido de ferro predominante em sua superfície, que lhe confere uma coloração avermelhada.
Este planeta rochoso possui uma atmosfera fina e características geológicas que lembram as crateras da Lua e formações terrestres como vulcões, vales, desertos e calotas polares. Marte abriga o Monte Olimpo, a segunda montanha mais alta do Sistema Solar, e o Valles Marineris, um vasto desfiladeiro. A Bacia Polar Norte, que cobre cerca de 40% do hemisfério norte, pode ser uma marca de impacto gigante. Suas luas, Fobos e Deimos, são pequenas e irregulares, provavelmente asteroides capturados.
Atualmente, Marte está sendo explorado por oito espaçonaves, incluindo orbitadores como Mars Odyssey, Mars Express e MAVEN, e missões de superfície como o rover Curiosity e o lander InSight. Missões anteriores, como a sonda Spirit e o rover Opportunity, já foram desativadas.
Com metade do diâmetro da Terra, Marte possui cerca de 15% do volume terrestre e 11% de sua massa, resultando em uma gravidade superficial equivalente a 38% da terrestre. Apesar de ser maior que Mercúrio, sua menor densidade faz com que ambos tenham forças gravitacionais semelhantes. Sua superfície, composta por óxido de ferro, exibe cores que variam de vermelho-alaranjado a dourado, marrom e esverdeado, dependendo dos minerais presentes.
Marte apresenta uma estrutura interna diferenciada, com um núcleo metálico composto de ferro, níquel e enxofre, com cerca de 1 794 km de raio. Este núcleo parcialmente fluido é envolvido por um manto de silicato e uma crosta espessa, que tem em média 50 km. Elementos como ferro, magnésio, alumínio e cálcio são abundantes na crosta marciana. A missão InSight foi projetada para aprofundar o entendimento sobre o interior do planeta com o uso de um sismógrafo.