Wii Sports Resort
Wii Sports (Wiiスポーツ Wī Supōtsu) é um jogo eletrônico de esporte desenvolvido pela Nintendo Entertainment Analysis & Development e publicado pela Nintendo. O jogo foi lançado na América do Norte junto com o Wii em 19 de novembro de 2006, e no Japão, Oceania e Europa no mês seguinte. Foi incluído como um jogo pack-in com o console em todos os territórios, exceto Japão e Coreia do Sul, tornando-se o primeiro jogo esportivo incluído com o lançamento de um sistema Nintendo desde Mario's Tennis para o Virtual Boy em 1995. Wii Sports está disponível como parte da coleção Nintendo Selects.
O jogo é uma coleção de cinco simulações esportivas, projetadas para demonstrar os recursos de detecção de movimento do Wii Remote. Os cinco esportes incluídos são tênis, beisebol, boliche, golfe e boxe. Os jogadores usam o Wii Remote para imitar ações realizadas em esportes da vida real, como balançar uma raquete de tênis. As regras de cada jogo são simplificadas para torná-las mais acessíveis a novos jogadores. O jogo também possui modos de treinamento e condicionamento físico que monitoram o progresso dos jogadores nos esportes.
Wii Sports foi bem recebido pelos críticos e recebeu vários prêmios. Com mais de 82 milhões de cópias vendidas até o final de 2017, é o jogo de plataforma única mais vendido de todos os tempos e o quarto melhor em geral. Wii Sports já foi apresentado na televisão em comerciais do Wii, reportagens e outras programações. Uma sequência, Wii Sports Resort, foi lançada em 2009, enquanto um remake de alta resolução, Wii Sports Club, foi lançado em 2013 para o Wii U.
Wii Sports consiste em cinco jogos de esportes separados—tênis, beisebol, boliche, golfe e boxe—acessados a partir do menu principal. Os jogos usam os recursos de sensor de movimento do Wii Remote e do Nunchuk para controlar as ações na tela. O jogador move o controle de maneira semelhante à maneira como os jogos separados são jogados na vida real; por exemplo, segurar e girar o Wii Remote como um taco de golfe, taco de beisebol, raquete de tênis ou bola de boliche. Alguns aspectos da jogabilidade são controlados por computador. No tênis, o movimento do jogador é controlado pelo Wii, enquanto o giro da raquete é controlado pelo jogador. O beisebol consiste em rebatidas e arremessos, com todos os movimentos de campo sendo executados pelo computador.
Os personagens do jogo são retirados do Mii Channel do Wii, que permite ao usuário criar um Mii (um avatar personalizado) que pode ser importado para jogos que têm suporte ao recurso. Wii Sports é o primeiro título do Wii a usar esse recurso. Miis salvos no Wii aparecerão na multidão durante jogos de boliche e como membros de equipes controladas por seres humanos no beisebol. Os NPCs do jogo também foram criados usando o conjunto de ferramentas do Mii Channel. Miis criados em um Wii podem ser transferidos para a memória interna de um Wii Remote para uso em outro Wii com diferentes dados salvos.
Depois de um jogo, um jogador recebe ou penaliza pontos de habilidade com base no desempenho relativo ao nível de habilidade do computador, embora alguns jogos não calculem pontos durante as sessões multijogador. O jogo acompanha esses pontos, traçando-os em um gráfico, além de aumentar o tamanho da multidão nos modos de um jogador de tênis e boxe. Depois de obter 1.000 pontos de habilidade em um esporte, o jogador recebe um nível "pro", além de um recurso cosmético para o seu Mii no boliche e no boxe. Um Mii recém-transformado em "pro" receberá uma mensagem no Wii Message Board notificando-o. Wii Sports também possui um teste que calcula a idade de condicionamento físico de um jogador (variando de 20 a 80 anos, 20 sendo o melhor possível). O teste mede o desempenho do jogador em três desafios escolhidos aleatoriamente em cada teste do modo de treinamento que foram jogados pelo menos uma vez e só podem ser realizados uma vez por dia por Mii. O cálculo leva em consideração o equilíbrio, a velocidade e a resistência de um jogador. Os resultados da idade são representados graficamente em um, dois ou três meses, com os resultados diários publicados no Wii Message Board.
Desenvolvimento
Katsuya Eguchi, que gerenciou a Software Development Group 2 na Nintendo Entertainment Analysis and Development, produziu Wii Sports. Com o Wii, a Nintendo desejava alcançar pessoas que nunca haviam jogado videogame. Para fazer isso, eles precisavam de um software que permitisse a interação entre jogadores de longa data e novatos de uma maneira divertida. A Nintendo também queria que os jogadores usassem o sistema diariamente e pretendia que o Wii Sports fosse o principal título do console para ajudar a conseguir isso. O jogo foi projetado como uma linha introdutória simples, destinada a oferecer algo para jogadores e não jogadores.
Os esportes foram escolhidos como tema por causa da familiaridade generalizada com eles. Em vez de apresentar atletas profissionais ou ter gráficos realistas, o jogo foi projetado para ser simples, para que qualquer um pudesse jogar. Jogabilidade como correr em direção a uma bola no tênis foi excluída para manter a simplicidade. Em um ponto do desenvolvimento, personagens de Super Mario foram usados, mas foram removidos por causa do feedback de jogadores que preferiram Miis. O jogo tem suporte a proporção de tela 16:9 e varredura progressiva, roda a 60 quadros por segundo, e usa o acelerômetro do Wii Remote para interpretar o movimento do jogador. Ações de detecção de movimento, como arremesso e batida, foram priorizadas para torná-las o mais realista possível. Como a Nintendo não esperava que os jogadores comprassem o Wii apenas para jogar o Wii Sports, eles criaram um bundle, vendendo o jogo junto com o console; a Nintendo acreditava que os jogadores teriam mais chances de jogar o Wii Sports através deste método de distribuição. Eles também sentiram que os jogadores que gostassem do jogo aumentariam sua popularidade de boca a boca.