Harry Potter e o Cálice de Fogo
Harry Potter e a Cálice de Fogo (no original em inglês Harry Potter and the Goblet of Fire) é o quarto livro da série de fantasia Harry Potter, tanto em termos cronológicos quanto em ordem de publicação, da autora inglesa J.K. Rowling. Foi publicado primeiramente no Reino Unido e nos Estados Unidos em 2000. O livro acompanha o quarto ano de Harry Potter na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Neste ano, a Copa Anual de Quadribol entre as casas é substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas europeias de bruxaria - Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang - que não ocorria há um século. Somente alunos maiores de dezessete anos podem se inscrever no Torneio; porém, misteriosamente, Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo e forçado a competir.
O livro foi publicado no dia 8 de julho de 2000 pela editora Bloomsbury no Reino Unido e pela Scholastic nos Estados Unidos. No Brasil, a editora Rocco lançou o livro em junho de 2001, e em Portugal foi publicado um mês depois pela editora Presença. Segundo Rowling, este era o livro mais difícil que ela havia escrito até aquele momento. O romance se tornou, na época, o livro mais vendido da história, com uma estimativa de 3 milhões de cópias vendidas em suas primeiras 48 horas, e desde então já conta com mais de 55 milhões de cópias vendidas. O livro venceu o Prêmio Hugo de Melhor Romance e o Prêmio Livro Pincel Indiano, entre muitos outros. Assim como os outros romances da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo desencadeou alguns debates religiosos.
A adaptação cinematográfica do livro, dirigida por Mike Newell, foi lançada em 2005, arrecadando mais de 896 milhões de dólares e assegurando sua entrada na lista de filmes de maior bilheteira. Jogos eletrônicos baseados em Harry Potter e o Cálice de Fogo também foram lançados para diversas plataformas, recebendo críticas variadas.