melhorar o bem-estar humano
Em geral, as pessoas não costumam associar cidades e árvores, mas a verdade é que florestas saudáveis têm imenso valor para as áreas urbanas. Dentro do perímetro urbano, as árvores e áreas verdes oferecem espaços de lazer e convivência, além de contribuírem para manter as temperaturas mais amenas. Florestas próximas, no entorno das cidades, protegem contra enchentes e deslizamentos de terra. Mesmo as áreas florestais mais distantes têm implicações sobre a vida nos centros urbanos, pois influenciam o clima de forma geral, geram chuvas e abrigam a maior parte da biodiversidade terrestre.
O Papel das Cidades na Conservação das Florestas
Em troca, as cidades podem fornecer imenso valor às florestas. Com o aumento do número de pessoas vivendo e trabalhando em áreas urbanas, as políticas públicas e hábitos de consumo das cidades têm enorme potencial para apoiar a conservação, restauração e manejo sustentável das florestas. Muitas cidades já implementam ações, que vão desde a gestão de parques e florestas urbanas até projetos de infraestrutura verde e manejo de bacias hidrográficas. No entanto, poucas cidades têm esforços significativos para apoiar as florestas distantes, que são vitais para combater a mudança climática.
O Movimento Cities4Forests
O Cities4Forests é um movimento destinado a catalisar apoio político, social e econômico entre os governos municipais e os habitantes das cidades, visando integrar as florestas internas, próximas e distantes nos planos e programas de desenvolvimento. Os participantes compartilham a aspiração de ajudar a reduzir o desmatamento, restaurar florestas (incluindo o plantio de mais árvores nas cidades) e gerenciar florestas de forma mais sustentável.
Benefícios e Oportunidades
A iniciativa Cities4Forests oferece a oportunidade para que cidades de todo o mundo possam se beneficiar de conhecimento técnico para lidar com o desafio de preservar e gerir as florestas, além de compartilhar aprendizados e experiências de sucesso. Essa colaboração pode contribuir significativamente para melhorar o bem-estar humano, promovendo um ambiente urbano mais saudável e sustentável.