Qual a durabilidade das telhas não-ecológicas?
Se você acompanha nossos artigos, sabe que as telhas ecológicas são altamente duráveis. Você não precisa se preocupar com elas por muitos anos! Mas será que as telhas não-ecológicas também são assim? Conheça sua durabilidade média abaixo.
Telhas com Mais Utilização em Nosso País
Atualmente, as telhas não-ecológicas mais utilizadas no Brasil são feitas com barro (cerâmica), fibrocimento, concreto ou PVC.
Abaixo você conhecerá as características de cada tipo de telha, incluindo sua durabilidade média. Ao final do texto, saberá qual delas possui a maior durabilidade entre as telhas não-ecológicas.
Telhas de Barro ou Cerâmica
São as tradicionais, amplamente utilizadas pela população em construções urbanas e rurais desde muito tempo. Suas características são preço baixo, alta durabilidade e bom acabamento estético. Elas podem durar até cem anos. Por esse motivo, há fabricantes que oferecem garantia de cinquenta anos.
Telhas de Concreto
Mais um tipo bastante utilizado em nosso país, porém o custo é um pouco mais alto do que o das telhas de cerâmica. Em compensação, seu acabamento é diferenciado. Por conta disso, é opção para coberturas de construções de médio e alto padrão.
Também são bastante duráveis, sendo assim, há fabricantes que oferecem garantia de até vinte anos. Porém, costumam durar bem mais do que isso (semelhante à durabilidade das telhas de barro).
Telhas de Fibrocimento
As telhas de fibrocimento, popularmente conhecidas por uma das marcas que comercializam o produto – Eternit –, são grandes. Por esse motivo, não é necessário muito material para cobrir uma boa extensão de telhado.
Elas são a escolha para cobrir construções mais simples e também para coberturas com telhados embutidos, que ficarão escondidos por platibandas. A maioria das empresas fornece garantia para cinco anos, sendo que a durabilidade média é de setenta anos.
Telhas de PVC
Finalizamos nossa explanação sobre a durabilidade das telhas não-ecológicas falando sobre as telhas de PVC. Elas são feitas com plástico, possuindo diversos formatos disponíveis. São produtos leves, resistentes ao fogo e ao vento, aptos para diferentes inclinações, mas com menos durabilidade do que as telhas de barro.
Quanto a isso, queremos dizer que as telhas de PVC podem durar de 20 a 25 anos. É uma boa durabilidade, porém você conheceu tipos que duram quatro vezes mais que isso.
As Telhas Ecológicas são a Melhor Opção
E se você pudesse ter uma telha que possui todos esses benefícios, como durabilidade, resistência, baixo preço, bom acabamento estético, mas ainda colabora com o meio ambiente? Estamos falando das telhas ecológicas.
Elas possuem todas essas vantagens e mais, como o conforto térmico, e podem ser feitas de materiais reciclados. Assim, você economiza em sua obra, adquire materiais de qualidade e ainda colabora com a sustentabilidade, optando por uma telha que veio a partir do descarte correto e da reciclagem de produtos que iriam para o lixo, os córregos e o solo.
Portanto, antes de construir ou reformar, faça um orçamento de telhas ecológicas. A natureza agradece, e seu bolso também. São a melhor opção, sem dúvida, como você poderá comprovar.