estrategias
1 – Marketing de Nicho
Essa é uma das estratégias de marketing mais “táticas”. Ela visa posicionar o produto ou o negócio no mercado por meio da identificação de oportunidades que são orientadas para um recorte pequeno de público, ou seja, os nichos. Por ser uma segmentação de mercado, a concorrência tende a ser menor, assim como os custos para implementar outras estratégias complementares.
2 – Marketing Social
Aqui, as empresas buscam reconhecimento de marca por meio de ações que combatam problemas sociais de uma região específica. As atividades são voltadas para questões como trabalho, educação, saúde pública e habitação. O foco é proporcionar bem-estar social, promovendo produtos ou agregando valor à marca, despertando um sentimento de afeto.
3 – Marketing Promocional
Essa estratégia consiste em promoções de serviços ou produtos, agregando valor à marca. Espera-se gerar maior volume de vendas e fidelização dos clientes com experiências positivas. Descontos, distribuição de amostras e eventos promocionais são comuns nessa abordagem.
4 – Marketing Viral
O marketing viral busca criar ações que contagiem as pessoas, fazendo com que a mídia se espalhe. É difícil definir o que contribui para a viralização, mas é importante criar algo que "grude" na cabeça das pessoas, como músicas e memes, mesmo que seja desafiador de desenvolver.
5 – Marketing de Resposta
Essa estratégia é reativa e demanda paciência. A empresa não espera sinais do macroambiente para se posicionar, mas realiza pesquisas para identificar e antecipar tendências. É uma tática segura, pois permite saber exatamente como agir.
6 – Marketing de Exclusividade
Baseia-se na escassez, mostrando-se exclusivo e limitado. Isso se torna atrativo se o público tiver esse perfil. A exclusividade pode ocorrer por meio de edições limitadas ou pela disponibilização de produtos para um grupo restrito de pessoas, criando um sentimento de especialidade.
7 – Marketing de Fidelização
Embora possa parecer um termo amplo, o marketing de fidelização foca em manter clientes satisfeitos e leais. O marketing digital, que é interativo, mais barato e fácil de mensurar, facilita a gestão do orçamento e permite correções rápidas em estratégias que não funcionam.
8 – Inbound Marketing
Também conhecido como marketing de conteúdo, o inbound marketing atrai pessoas para a empresa por meio de conteúdos que conferem credibilidade à marca. Após a atração, os leads são convertidos e seguem em um funil de pré-vendas, onde o relacionamento com o cliente continua mesmo após a venda.
9 – Outbound Marketing
O outbound marketing é o marketing clássico, com ações voltadas para divulgar produtos e serviços. Este termo surgiu para contrapor-se ao inbound, focando em estratégias mais tradicionais.
10 – Marketing de Relacionamento
Esta estratégia visa fidelizar clientes, mantendo-os satisfeitos e garantindo seu sucesso com a marca. Clientes satisfeitos tendem a indicar novos consumidores e a taxa de churn deve diminuir, pois a satisfação leva à lealdade.
11 – Marketing de Ativação
O objetivo do marketing de ativação é ativar a marca em relação ao público por meio de eventos, publicidades e outras ações planejadas. A meta é gerar encantamento e experiências positivas, criando boas memórias nos consumidores para fortalecer a afinidade com a marca.