The Binding of Isaac
The Binding of Isaac é um jogo eletrônico independente do gênero roguelike, criado e desenvolvido por Edmund McMillen e Florian Himsl. O jogo foi lançado para Microsoft Windows, OS X e Linux. O título e o enredo são inspirados pela história bíblica do sacrifício de Isaque. Na narrativa, Isaac foge para o porão de sua casa depois que sua mãe recebe uma mensagem de Deus exigindo a vida de seu filho como prova da sua fé. Isaac deve lutar contra vários monstros para sobreviver.
Os jogadores controlam Isaac ou um dos outros seis personagens desbloqueáveis através de andares gerados aleatoriamente, derrotando inimigos em combate em tempo real e coletando itens e poderes a fim de vencer os chefes e, eventualmente, a mãe de Isaac.
O jogo foi o resultado de um game jam de uma semana entre McMillen e Himsl, que desenvolveram um roguelike inspirado em The Legend of Zelda, permitindo a McMillen expressar seus sentimentos pessoais sobre os aspectos positivos e negativos da religião, baseados em suas experiências crescendo em uma família católica. Embora ele considerasse o título arriscado, decidiu prosseguir com a ideia após o sucesso financeiro de Super Meat Boy.
The Binding of Isaac foi lançado na Steam em 28 de setembro de 2011, sem expectativas de grandes vendas, mas ganhou popularidade em parte devido a muitos vídeos no YouTube. Apesar da temática controversa, o jogo recebeu críticas majoritariamente favoráveis, alcançando mais de três milhões de cópias vendidas. É considerado um jogo que renovou o interesse de jogadores e desenvolvedores no gênero roguelike.
McMillen e Himsl lançaram uma expansão chamada Wrath of the Lamb em maio de 2012, mas, devido às limitações do Flash, não puderam fazer grandes alterações. Eles também iniciaram um trabalho com a Nintendo para lançar uma versão para o 3DS, mas a empresa desistiu do negócio alegando controvérsias sobre os temas religiosos. Em 2014, a desenvolvedora Nicalis colaborou com McMillen para lançar uma recriação chamada The Binding of Isaac: Rebirth, lançada em novembro de 2014 para Windows, OS X, Linux, PlayStation 4 e PlayStation Vita. Mais tarde, em julho de 2015, o jogo foi lançado para Xbox One, Wii U e 3DS, trazendo recursos adicionais e gráficos melhorados.