Tartaruga
Pergunta séria: você já ficou um tempo reparando em uma tartaruga, olhando a forma como ela anda, como se esconde no casco, como se alimenta? A verdade é que esses animais são fascinantes, principalmente se você for do tipo que gosta de observar essas criaturinhas com olhar de curiosidade. A seguir, confira alguns fatos interessantes sobre elas:
- Tartarugas são criaturas solitárias. A mamãe tartaruga protege seus filhinhos por pouco tempo. Depois, é cada um por si.
- Inspiração militar. Soldados de Roma Antiga se inspiraram nas tartarugas para criar uma espécie de escudo para vários soldados ao mesmo tempo. Eles ficavam em fila e cada um segurava sua parte do grande escudo, assim todos ficavam protegidos.
- Exoesqueleto e esqueleto interno. É bem provável que você nunca tenha reparado, mas esses animais têm costelas, clavícula e espinha dentro da concha.
- Cores do casco. Tartarugas de lugares quentes têm cascos de coloração mais clara do que aquelas que vivem em regiões frias.
- Capacidade de segurar a respiração. Mesmo que uma tartaruga não seja marinha, ela vai ter a capacidade de segurar a respiração por muito tempo. Elas precisam esvaziar os pulmões antes de se esconder em seus cascos, por isso é possível ouvi-las soltando o ar rapidamente quando querem se proteger.
- Conchas sensíveis. As conchas das tartarugas têm terminações nervosas e, por isso, são sensíveis ao toque. Isso quer dizer que esses animais são capazes de sentir cócegas e arranhões, por exemplo. Há até tartarugas que gostam de receber um afago no casco.
- Tartaruga-de-esporas-africana. Essa é uma das maiores, podendo viver por mais de 100 anos e pesar em torno de 90 kg!
- Harriet, a tartaruga de Darwin. Charles Darwin adotou uma tartaruga, que ele chamou de Harriet, em 1835. Anos depois, ela foi parar em um zoológico da Austrália, onde só morreu em 2006.
- Diferenças entre machos e fêmeas. Tartarugas machos têm a região do peito/barriga mais curvada, enquanto que nas fêmeas a área é lisa. Machos também têm rabos mais longos e são maiores do que as fêmeas.
- Extração de nutrientes. Tartarugas conseguem extrair nutrientes e água mesmo por meio de mordidas minúsculas. O sistema digestivo desses animais separa a água e reserva o resto para quando a água fica escassa.
- Sentido do olfato. O cheiro chega até as tartarugas pela garganta, então se você encontrar uma tartaruga andando com a boca aberta, saiba que ela está apenas tentando sentir o cheiro do ambiente.
- Tartaruga no espaço. Em 1968, uma tartaruga foi enviada ao espaço por uma equipe de astrônomos russos. A nave foi a primeira a circular a Lua e retornar à Terra com segurança. A tartaruga que estava a bordo perdeu 10% de seu peso corporal durante a viagem, mas retornou em boas condições.
- Inteligência. Um teste realizado em 2006 descobriu que tartarugas são mais espertas que ratos quando colocadas em labirintos para encontrar comida. Ao contrário dos ratinhos, as tartarugas não fazem o mesmo caminho mais de uma vez. Outro estudo mais recente comprovou que as tartarugas costumam aprender táticas de outros animais apenas as observando.