Prosperidade financeira
Hoje vamos falar sobre prosperidade financeira, que é aquilo que realmente separa os ricos dos pobres. Mesmo com estudo e oportunidades, se você possui crenças limitantes, não conseguirá prosperar.
Todo processo de formação da mentalidade financeira é baseado em uma estrutura intelectual e cognitiva. Suas crenças e sua estrutura emocional definirão você como uma pessoa próspera e rica. Por exemplo, há pessoas que não tinham nada e conseguiram prosperar, assim como aquelas que tinham muito e acabaram perdendo tudo.
Modelo Mental – Pensar Como Rico
O modelo mental se refere ao conjunto de crenças que possuímos. Ele reflete nossa maneira de se comunicar, pensar e sentir. Nossas crenças de prosperidade financeira geram um nível de comunicação e comportamento que definem onde você se encaixa no escopo geral da autoimagem, seja na pobreza, classe média ou riqueza.
Ao entender como os ricos se comunicam, pensam e sentem, você poderá transformar seu modelo mental e colocá-lo em prática para prosperar.
Diferenças de Mentalidade
A seguir, veja algumas diferenças na mentalidade financeira entre ricos, pobres e classe média. Em qual delas você se encaixa?
- Pessoas ricas: Sentem-se merecedoras de ter dinheiro em abundância.
- Pessoas pobres: Acreditam que ter dinheiro suficiente para pagar as contas e sobreviver já é suficiente.
- Classe média: Acredita que ter dinheiro para pagar seu conforto e prazeres imediatos é o bastante.
Prosperidade Financeira ou Fracasso Financeiro?
É fundamental que você faça um exercício mental para compreender suas crenças limitantes. Sua mentalidade é de prosperidade ou fracasso?
O primeiro passo para uma vida financeira saudável é construir crenças de identidade financeira. Você precisa se sentir e se ver como uma pessoa rica e próspera. Aqueles que possuem dinheiro, mas não se enxergam como ricos, eventualmente perdem esse dinheiro. Há muitos casos de pessoas que ganharam na loteria e, pouco tempo depois, não tinham mais nada do prêmio, pois não adianta ter sem ser.
No processo de construção da crença de prosperidade financeira, o primeiro passo é ser. Você precisa ser rico.
O segundo passo é fazer dinheiro, ou seja, crescer profissionalmente e aprimorar-se em sua carreira para gerar mais renda.
O último passo é ter de fato riqueza, que está diretamente ligado ao seu merecimento. Assim, a mentalidade financeira envolve o alinhamento da sua crença de identidade (ser), da sua crença de capacidade (fazer) e da sua crença do merecimento (ter).