Organismo
Um organismo (do grego: ὀργανισμός, organismós, "organização") ou corpo na biologia, é qualquer ser individual que incorpore as propriedades da vida. É um conjunto de átomos (hidrogênio, carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre, fósforo e outros elementos químicos) e moléculas (água, sais minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, macromoléculas e ácidos nucleicos), formando uma estrutura material muito organizada e complexa. É sinônimo de "compleição", "constituição", "estrutura", "físico", "temperamento", "forma de vida", "ser vivo", "organismo vivo", "vida", "biota", "criatura", "espécime", "indivíduo", "ser", "ente", "existência" e "pessoa".
Classificação dos Organismos
Os organismos são classificados pela taxonomia em grupos como organismos multicelulares, como animais, plantas e fungos, ou micro-organismos unicelulares, como protistas, bactérias e arqueias. Todos os tipos de organismos são capazes de reprodução, crescimento e desenvolvimento, manutenção e algum grau de resposta a estímulos. Humanos, lulas, cogumelos e plantas vasculares são exemplos de organismos multicelulares que diferenciam tecidos e órgãos especializados durante o desenvolvimento.
Procariontes e Eucariotos
Um organismo pode ser um procarionte ou um eucarioto. Os procariontes são representados por dois domínios separados – bactérias e arqueias. Organismos eucarióticos são caracterizados pela presença de um núcleo celular ligado à membrana e contêm compartimentos adicionais ligados à membrana chamados organelos, como mitocôndrias em animais e plantas e plastídeos em plantas e algas, geralmente considerados derivados de bactérias endossimbióticas. Fungos, animais e plantas são exemplos de reinos desses organismos dentro dos eucariotos.
Estimativas de Espécies
As estimativas sobre o número de espécies atuais da Terra variam de 2 milhões a 1 trilhão, dos quais mais de 1,7 milhões foram documentados. Mais de 99% de todas as espécies, totalizando mais de cinco bilhões de espécies, estima-se que já viveram sejam extintas.
Genes de Último Ancestral Comum
Em 2016, um conjunto de 355 genes de último ancestral comum (UAC) de todos os organismos foi identificado.
Etimologia
O termo "organismo" (do grego ὀργανισμός, organism, de ὄργανον, organon, que significa "combinação, composição, configuração, conformação, contextura, disposição, ordem, organização, sistema, tessitura") apareceu pela primeira vez na língua inglesa em 1703 e assumiu sua definição atual em 1834 (Oxford English Dictionary). Está diretamente relacionado ao termo "organização". Existe uma longa tradição de definir organismos como seres auto-organizados, voltando pelo menos a Immanuel Kant, em 1790, em sua obra Crítica do Julgamento.