Periquito Verde
O robusto Periquito Verde é uma ave da família Psittacidae, cujo nome científico é Brotogeris tirica, que significa “Periquito tirica, aquele que produz som humano de tilintar”. É conhecido também como periquito verdadeiro e periquito rico. Essa ave é originária da Mata Atlântica e, no Brasil, pode ser encontrada nos estados de Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, principalmente em florestas, áreas abertas como parques, pomares e jardins.
Com uma média de 21 cm de comprimento e peso em torno de 70 g, o Periquito Verde possui plumagem verde brilhante. As partes inferiores e laterais da cabeça, peito e abdômen têm tons de verde puxados para o amarelo. O bico é recurvado, alto e amarronzado, com o topo mais claro. O macho adulto costuma ser mais robusto, com um bico maior e uma cabeça ligeiramente mais quadrada. Machos falantes podem imitar qualquer som quando são domesticados e ensinados desde jovens. A expectativa de vida desses periquitos é de aproximadamente 20 anos.
Alimentação do Periquito Verde
O Periquito Verde geralmente busca seu alimento nas copas das árvores, alimentando-se de frutas como coquinho, manga, goiaba, jabuticaba, laranja-lima, mamão, banana, jaca, maçã, coco verde e seco, pera e melancia. Eles adoram flores de suinã, mangueiras, jabuticabeiras, laranjeiras, goiabeiras, mamoeiros e jaqueiras. Além disso, não dispensam insetos, larvas e sementes de girassol. Têm o hábito de segurar a comida com uma das patas para levá-la ao bico. Em cativeiro, uma ração extrusada adequada para aves de bico curvo, como calopsitas, pode ser utilizada sem problemas.
Cuidados Necessários
Os cuidados com aves devem ser diários, incluindo a troca de água e a limpeza da gaiola. Manter os comedouros limpos regularmente também é importante. Muitas aves gostam de se banhar, o que faz bem à saúde do pássaro. Oferecer um bom espaço para a ave se aventurar é recomendável, mas é preciso tomar cuidado com espaços perigosos, como fios ligados a tomadas e locais com alto nível de água. Se possível, proporcione uma companhia da mesma espécie para o periquito, evitando que ele se sinta entediado.
Reprodução do Periquito Verde
A maturidade sexual do Periquito Rico ocorre a partir dos 2 anos de idade. Não há diferenças visíveis entre o macho e a fêmea, sendo necessário realizar um exame de DNA para distinguir os sexos. Um hábito comum desta espécie é o galanteio, quando o macho e a fêmea arrumam as penas um do outro e se acariciam. Esses pássaros são monogâmicos e costumam fazer seus ninhos em cavidades ou entre emaranhados de ramos em coqueiros.
Durante o período reprodutivo, o casal permanece frequentemente dentro do ninho, mesmo durante o dia. São colocados cerca de 4 ovos brancos por temporada, e a incubação dura aproximadamente 26 dias. Os ovos são chocados pela fêmea, que é alimentada pelo macho. Os pais alimentam os filhotes regurgitando comida em seus bicos. Os filhotes deixam o ninho após cinco semanas de vida, mas a reprodução não inibe totalmente o contato social com o bando, sendo comum observar vários casais próximos.