Caprinos.
A carne de caprinos é um produto muito saudável, com baixo teor de gordura e um sabor diferenciado. Com um manejo simples, facilidade de adaptação a diferentes climas e pouco exigente quanto à alimentação, a cabra ganha importância ano após ano. A caprinocultura vem se mostrando no agronegócio brasileiro como uma opção de diversificação da produção, gerando oportunidades de emprego, renda e fixação do homem no campo, o que demonstra seu importante papel no contexto da pecuária brasileira.
Caprinocultura de Corte
As mudanças nos hábitos de consumo tendem a abrir espaço aos produtos da caprinocultura de corte, que são carnes com baixos teores de gordura. Além disso, há uma tendência de os consumidores buscarem produtos diferenciados, que permitam o preparo de pratos menos conhecidos e mais agradáveis. A carne de caprinos apresenta exatamente essas características: é um produto muito saudável, com baixo teor de gordura e um sabor diferenciado, excelente para a culinária e a baixo custo.
De acordo com a professora Cristiane Leal dos Santos do curso “Criação de Caprinos de Corte”, com a expansão da produção de caprinos de corte no Brasil, para que o produtor se insira nesse setor promissor, há a necessidade de conhecimentos específicos que o auxiliem a alcançar o sucesso produtivo. O que se pretende é produzir carne de alta qualidade, que permita a obtenção de cortes diferenciados, oferecendo conveniência no preparo, atendendo aos interesses dos consumidores finais. E que possibilitem diferentes formas de processamento, atendendo aos interesses da indústria de derivados da carne, formando assim um mercado competitivo.
Caprinocultura de Leite
O leite de cabra e seus derivados estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, tornando a atividade viável economicamente. Trata-se de uma atividade que pode ser facilmente desempenhada em pequenas propriedades, com investimento inicial baixo e grande potencial de retorno financeiro. As cabras são animais dóceis, fáceis de manejar e muito produtivas, o que torna a atividade muito prazerosa.
A professora Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães enfatiza no curso “Criação de Cabras Leiteiras” que, entre os pontos a se destacar, está a produtividade, exigindo dos criadores a capacidade de se adaptar às necessidades de redução de custos, desde a produção até a comercialização dos produtos. Para isso, os produtores têm buscado instrumentos tecnológicos na especialização da produção de leite para aumentar a produtividade do rebanho e do volume de produção. Para se chegar a este resultado, é necessária uma constante busca por qualidade na obtenção do leite, na composição, no volume produzido, na menor sazonalidade do volume produzido, no aumento do nível tecnológico da criação e na manutenção da saúde do rebanho.
A cadeia produtiva do leite de cabra envolve desde a fabricação de insumos, produção nas fazendas, transformação até o consumo. O criador que investir em bons animais e mantiver um manejo correto da sua criação garantirá boa rentabilidade para seu negócio.
Condições de Manejo
O sucesso da atividade de criação de cabras está diretamente relacionado às condições ambientais. São utilizados na criação de caprinos basicamente dois sistemas: extensivo e intensivo. No primeiro, os animais são criados totalmente a pasto, recebendo apenas água e suplemento mineral. Este sistema é o mais utilizado no Nordeste do Brasil. Já no segundo, os animais são criados em regime de confinamento ou semi-confinamento. Nesse caso, o plantel recebe a alimentação no cocho, composta basicamente pelos seguintes ingredientes: concentrado, sal, volumoso de boa qualidade e, em alguns casos, uma pequena área de pastagem, anexa à baia de confinamento.
Como premissa na produção animal, assim como na criação de cabras, o sucesso da atividade está diretamente relacionado às condições ambientais em que os animais estão inseridos. Para que eles apresentem um ótimo desempenho produtivo, é necessário propiciar condições ambientais favoráveis. Isso pode ser conseguido por meio da utilização de instalações adequadas, de acordo com o sistema utilizado, seja ele extensivo, intensivo a pasto, semi-confinamento ou confinamento.
A importância das instalações dentro de um processo de produção está fundamentada na capacidade que elas têm de otimizar a relação homem/animal/ambiente. Isto é, elas facilitam e reduzem a mão de obra para as tarefas diárias, facilitam o manejo do rebanho e o controle de doenças, protegem e trazem segurança aos animais (protegendo-os da chuva e do frio, oferecendo áreas sombreadas para os dias de calor, protegendo-os do ataque de predadores), dividem pastagens, armazenam alimentos, reduzem o desperdício e favorecem a eficiência produtiva.
Na definição de um sistema de criação, o caprinocultor deve levar em conta os objetivos da atividade, que podem ser três: somente a produção de carne; sistemas integrados de produção de leite e carne; e rebanhos de elite voltados para a atividade de seleção e comercialização de reprodutores e matrizes para os rebanhos de produção de carne. Seja para produção de carne ou leite, ou para as duas atividades associadas, outra atividade pode ser acrescentada: a produção de pele.
Sistema Orgânico
O leite de cabra e seus derivados, provenientes de um sistema orgânico de criação, são alimentos deliciosos, nutritivos, isentos de odores e sabores característicos dos caprinos, e são utilizados em diversas aplicações terapêuticas.
É preciso observar que um sistema orgânico de produção não é obtido somente pela troca de insumos químicos por insumos orgânicos/biológicos/ecológicos. A proposta da produção natural está apoiada no fato de que a simples adoção de insumos naturais na produção, ou a não utilização de qualquer insumo químico, embora resulte em carne de melhor qualidade e menor custo, não garante ao produto final todas as características dos orgânicos. Para isso, por exigência dos consumidores representados pelas certificadoras, existe a necessidade de adotar um programa com planejamento e controles adequados a cada propriedade, de acordo com as normas internacionais.