Lightning Returns: Final Fantasy XIII
Lightning Returns: Final Fantasy XIII (ライトニング リターンズ ファイナルファンタジーXIII Raitoningu Ritānzu: Fainaru Fantajī Sātīn?) é um jogo eletrônico RPG de ação desenvolvido e publicado pela Square Enix, originalmente para o PlayStation 3 e Xbox 360, e posteriormente também para Microsoft Windows, iOS e Android. O jogo faz parte da Fabula Nova Crystallis, uma subsérie dentro da franquia Final Fantasy, sendo uma sequência direta de Final Fantasy XIII-2 que conclui a linha de história iniciada em Final Fantasy XIII. Lightning Returns emprega uma jogabilidade renovada em relação aos dois jogos anteriores, com um sistema de batalha mais orientado para ação e a habilidade de trocar os figurinos da personagem principal.
A história se passa quinhentos anos após o final de XIII-2. Lightning, a protagonista do primeiro jogo e uma personagem importante do segundo, acorda após uma hibernação apenas treze dias antes do fim do mundo, sendo escolhida pelo deus Bhunivelze para salvar a humanidade, incluindo antigos amigos e aliados que desenvolveram enormes fardos emocionais. Ela acaba descobrindo durante suas viagens a verdade sobre o destino do mundo e os verdadeiros objetivos de Bhunivelze.
O desenvolvimento começou em maio de 2012, pouco após o lançamento do último conteúdo para download de XIII-2, sendo anunciado em setembro do mesmo ano durante um evento comemorativo dos 25 anos da franquia Final Fantasy. A maioria dos membros da equipe dos dois jogos anteriores retornaram, com ele sendo desenvolvido pelo Primeiro Departamento de Produção da Square Enix em parceria com a tri-Ace. A equipe tinha a intenção de criar um fim conclusivo para a história de Lightning e do universo XIII, além de abordar as críticas feitas para os títulos anteriores.
Lightning Returns foi lançado em novembro de 2013 no Japão e em fevereiro de 2014 na América do Norte e Europa. Ele foi o 17º jogo mais vendido de 2013 e recebeu críticas mistas: apesar de vários elogios ao sistema de batalha, as opiniões foram mais divididas sobre os gráficos, limite de tempo e outros aspectos da jogabilidade, enquanto sua história e personagens foram descritos como fracos e mal desenvolvidos. Na data de 13/11/18, a versão do Xbox 360 se tornou retrocompatível com o Xbox One, que tem melhorias para quem jogar no Xbox One X.