Jesus o Profeta
Jesus de Nazaré, também conhecido como Jesus Cristo, foi um profeta e líder religioso, figura central do Cristianismo, considerado mensageiro e filho de Deus. Recebeu o título de "Cristo", que em grego significa "ungido", por aqueles que O reconheciam como o enviado por Deus. Seus seguidores são conhecidos como "cristãos", e para eles, Jesus é o filho único de Deus, o criador do universo.
A vida de Jesus é retratada nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, que fazem parte do Novo Testamento da Bíblia. Jesus Cristo foi filho carnal de Maria e criado por seu marido, o carpinteiro José, ambos judeus. Ele nasceu provavelmente em 6 a.C. em um estábulo em Belém, na província romana da Judeia. Sua chegada foi anunciada a Maria, que era virgem, pelo anjo Gabriel, e Ele foi gerado pelo Espírito Santo, sendo Maria a escolhida para concebê-Lo.
Após seu nascimento, foi visitado por três reis ou magos que seguiram a Estrela de Belém para entregar-Lhe presentes como incenso, ouro e mirra. Os nomes desses magos - Baltasar, Gaspar e Melchior - não aparecem na Bíblia e foram transmitidos pela tradição oral. Depois de Belém, Ele foi com seus pais para o Egito, pois Herodes mandou matar todas as crianças de até 2 anos de idade ao saber do nascimento do “rei dos judeus”. Quando o perigo passou, a família pôde voltar para Nazaré, na Galileia, onde Jesus viveu grande parte de sua infância e juventude.
Já adulto, foi batizado por seu primo João Batista no rio Jordão, que atualmente se situa entre Israel e a Jordânia. Após o batismo, Jesus levou uma vida de peregrinação, ensinando sua doutrina e realizando diversos milagres, ganhando seguidores ao longo do caminho. Um dos milagres mais notáveis foi a "multiplicação dos pães e peixes", quando, a partir de poucos alimentos, Ele conseguiu saciar a fome de seus seguidores.
Dentre os numerosos discípulos, alguns tinham mais proximidade e foram chamados de Apóstolos. Ele escolheu doze deles, que são: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes. Este último foi o responsável por entregar Jesus aos romanos, sendo considerado um traidor para os cristãos. Segundo o Evangelho de Mateus, Judas Iscariotes informou às autoridades romanas o local onde Jesus estava em troca de 30 moedas de prata.
A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci (1490), é um famoso afresco que representa a última refeição de Jesus e seus doze apóstolos antes de sua crucificação.