Algas marinhas e seus valores
As algas marinhas pertencem ao grupo de plantas Thalophytas, são assexuadas e possuem um sistema reprodutor unicelular. Consideradas organismos primitivos, não contêm seiva, raízes, folhas, flores, sementes e frutos. Elas são importantes para a economia humana, sendo utilizadas como matéria-prima para a indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia, além de servirem como meios de cultura para a produção de bactérias e fungos. As algas marinhas são conhecidas por seu uso na culinária chinesa, mas existem outras formas de consumi-las e seus poderes nutricionais são surpreendentes. E você, já experimentou? Conhece os benefícios desses superalimentos?
O que são algas marinhas
As algas marinhas são consideradas o pulmão do mundo. Elas produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que utilizam para respirar, e o oxigênio não utilizado é liberado para o ambiente, correspondendo a quase 55% de todo o oxigênio do planeta. As algas são subdivididas em microalgas e macroalgas. As macroalgas são visíveis a olho nu por serem maiores e, em sua maioria, estão fixadas em rochas, mas também podem ser encontradas em recifes de coral, pilares de portos, cascos de barcos e raízes de mangue, sempre em ambientes com presença de nutrientes e luz.
Algas Marinhas e Seus Valores
As microalgas pertencem ao fitoplâncton e incluem algas azuis, algas verdes, dinoflagelados, euglenofíceas, pirrofíceas e crisofíceas. As algas marinhas são essenciais no ciclo de vida marinho, sustentando os animais herbívoros, que por sua vez alimentam os carnívoros. Elas desempenham um papel crucial na produção de oxigênio para toda a fauna, liberando mais oxigênio do que a Amazônia, que consome uma parte significativa do oxigênio que produz.
Benefícios das Algas Marinhas
Algumas algas apresentam alto teor de iodo, atuando na proteção do organismo contra radiação e sendo importantes para a tireoide. Além disso, por conterem magnésio, são excelentes para a prevenção de inflamações das artérias coronárias, enxaquecas, sintomas da asma e menopausa. Um estudo da Universidade de Berkeley descobriu que dietas contendo algas marinhas reduziram a ocorrência de câncer no ovário, mama e câncer do endométrio.
Tipos de Algas Marinhas Comuns
Mas quais são os tipos de algas marinhas que podemos consumir?