Godzilla
Godzilla (ゴジラ Gojira?, nome original de Godzilla no Japão) é um monstro gigante fictício — um daikaijū — que apareceu inicialmente em filmes japoneses de ficção científica e terror. Foi visto pela primeira vez em 1954 no filme Gojira, produzido pela Toho Film Company Ltd. É conhecido por sua aparência semelhante a um dinossauro, coberto com placas peculiares nas costas, capaz de disparar uma forma de fogo ou raio atômico pela boca e também por ser quase indestrutível.
Até o momento, a Toho produziu 32 filmes sobre Godzilla, sendo os mais recentes Shin Godzilla de 2016, e os filmes animados, como o anime Godzilla: Planet of the Monsters.
Em quase todos os filmes, Godzilla era interpretado por um ator fantasiado (suitmation), mas nos mais recentes passou a ser retratado por CGI. Quatro de seus filmes japoneses receberam versões americanas bastante modificadas em relação às originais, contendo cenas inéditas gravadas pelos americanos, além de outras alterações. Em 1998, a TriStar Pictures produziu uma versão americana situada na cidade de Nova Iorque, com o monstro redesenhado; porém, esta versão não agradou a própria Toho, que mais tarde a apelidou de Zilla.
Em 2014, numa co-produção da Legendary Pictures e da Warner Bros. Pictures, ganhou uma nova versão americana, distribuída pela Warner Bros. Pictures em todo o mundo, menos no Japão, onde foi distribuída pela própria Toho. Esta versão se provou um sucesso e garantiu duas sequências: Godzilla: King of the Monsters para 2019 e Godzilla vs. Kong para 2021. No decorrer dos anos, Godzilla também inspirou muitos outros tokusatsus que fazem sucesso no Japão e no mundo.