Verbo Haver
O verbo haver se comporta de modo um pouco diferente dos outros verbos. No sentido de ocorrer ou existir, ele é impessoal, ou seja, permanece na terceira pessoa do singular, afinal, não tem sujeito. Não se deve flexionar o verbo no plural. Esse erro acontece por conta dos verbos similares, como existir e ocorrer, que têm sujeito e flexionam de acordo com o número e a pessoa:
- Ocorrerão fatos estranhos naquela cidade.
- Existirão fatos estranhos naquela cidade.
- Ocorrerão problemas para aqueles professores.
- Existirão problemas para aqueles professores.
Mas agora fique muito atento, pois o verbo haver permanece no singular:
- Haverá fatos estranhos naquela cidade.
- Haverá problema para aqueles professores.
Ao ser usado como sinônimo de ocorrer, o verbo fica invariável. Logicamente que isso não significa que ele nunca ficará no plural. Existem casos em que o haver desempenha papel de verbo auxiliar, indicando pessoa, tempo e modo verbal, sinônimo de ter em tempos compostos:
- Elas haviam feito algo errado para todas as pessoas do recinto.
- Elas tinham feito algo errado para todas as pessoas do recinto.
- Eles haviam comido demais na última reunião de família.
- Eles tinham comido demais na última reunião de família.
O verbo, como sujeito, também pode ter outra forma, no sentido de “obter”, “considerar” ou “lidar”. Apesar de pouco usado, ainda é uma possibilidade que a língua portuguesa oferece. Observe os exemplos:
- Houveram (no sentido de obter) do informante uma prova do crime. (sujeito da oração: prova do crime);
- Nós o havemos (no sentido de considerar) como culto por conta do modo como se expressa. (sujeito da oração: nós);
- Os profissionais houveram-se (no sentido de lidar) muito bem nas tarefas do dia. (sujeito da oração: os profissionais).
É possível notar que o verbo é cheio de particularidades, por isso merece bastante atenção ao ser usado em qualquer construção frasal.
Erra-se comumente o uso do verbo “haver” no passado de maneira errada, como em: “Houveram diversos pedidos para que isso acontecesse” ou “Houveram muitos fatos escusos naquela época”. Mas em outros verbos, a concordância se dá de forma diferente, com o plural:
- É errado dizer: Falta 20 reais para comprar a roupa.
- Falta dois dias para o evento.
O certo seria:
- Faltam 30 reais para comprar a roupa.
- Faltam dois dias para o evento.
Locução verbal do verbo haver
Outra regra bastante importante: quando o verbo haver faz uma locução verbal, o outro verbo segue a mesma regra de impessoalidade, ambos permanecendo no singular:
- Deve haver uma forma de resolver isso.
- Não sei se chegou a haver fatos contra ele.
Verbo ter no sentido de haver
E quando o verbo ter é usado como sinônimo do verbo haver? Apesar de não ser um uso oficial da língua portuguesa e norma padrão, nesse caso, o ter segue a mesma regra do haver, ou seja, não indo para o plural:
- Lá tinha muitas pessoas diferentes.
- Tem profissionais que não executam bem o seu trabalho.
- Na festa não teve muitas músicas boas.
O erro é frequente na hora de escrever, mas também na hora de falar. Isso ocorre porque as pessoas fazem a flexão do verbo a fim de torná-lo sujeito, mas está incorreto. Isso, por certo, ocorre pela analogia dos verbos existir e ocorrer.
Mais sobre o verbo haver
Por outro lado, no presente do indicativo, normalmente não há erros, afinal, dificilmente alguém diria: “hão muitas pessoas nessa festa”. A confusão acontece quando o verbo está conjugado no pretérito do futuro: “na próxima prova haverá muitas pessoas” ou “na próxima prova haverão muitas pessoas?”. Pelo o que aprendemos até agora, com certeza você já deduziu que a primeira frase é a correta.
A regra, apesar de não parecer, é a mesma neste caso. De qualquer forma, não importa se o verbo está no pretérito, presente ou no futuro, o verbo não será flexionado.
Verifique mais alguns exemplos do uso do verbo haver:
- Os ladrões haviam rendido o guarda da loja.
- Os presos houveram de força para fugir da cadeia.
- Alguns haviam-no por estranho.
- O anônimo houve-se como herói da história.
- O político corrupto terá que haver-se com a justiça.
- Há pessoas de boa índole naquele local.
- Houve fatos complicados naquela casa.
- Há dias que não saio de casa.
- Morávamos naquela velha casa há 20 anos.
- Houve muitos eventos.
- Não havia porque sair naquele momento.
Verbo haver nas provas e vestibulares
Esse tema é amplamente explorado nos vestibulares. Mas é fácil se sair bem em questões como essas, pois basta memorizar a regra principal e verificar qual é o sentido que o verbo haver tem na frase. Na dúvida, você pode substituir o verbo haver por outros sinônimos a fim de tirar a dúvida. Se você ainda tem dificuldades, faça exercícios de vestibulares passados sobre o tema para poder praticar. Logo, o tema estará na ponta do lápis.