Reprodução das Plantas: Assexuada e Sexuada
Os seres vivos possuem um ciclo natural de vida, onde nascem, crescem, se reproduzem e morrem. A reprodução é um aspecto fascinante da biologia, e tanto os animais quanto as plantas apresentam diversos tipos de reprodução conforme suas espécies. Conheça agora mais sobre a reprodução das plantas.
As Plantas
As plantas possuem duas formas básicas de reprodução: a reprodução assexuada ou agâmica, onde unidades reprodutivas provenientes de partes do organismo originam diretamente outro indivíduo; e a reprodução sexuada ou gâmica, que ocorre através da união de duas unidades reprodutivas unicelulares, os gametas.
A Reprodução Assexuada
A reprodução assexuada varia conforme a espécie da planta. Veja a seguir os tipos de reprodução assexuada em diferentes grupos de plantas:
Em Briófitas
Nas plantas hepáticas, a reprodução assexuada pode ocorrer por meio de propágulos. Na superfície dorsal dessas plantas, existem estruturas especiais chamadas conceptáculos, que têm a forma de taça e contêm propágulos (estruturas celulares com a forma de um oito), capazes de produzir uma nova planta.
Nas Pteridófitas
As pteridófitas que possuem rizoma podem apresentar proliferação vegetativa. Em determinados momentos, o rizoma pode desenvolver folhas e raízes, originando novos indivíduos. Se o rizoma apodrecer em alguns pontos, essas plantas podem se tornar indivíduos independentes.
Nas Fanerógamas
Nas fanerógamas, a reprodução assexuada pode ocorrer na proliferação vegetativa, pois caules e folhas (órgãos vegetativos) têm capacidade de gerar novos indivíduos. Os caules apresentam botões vegetativos, ou gemas, que, ao entrarem em contato com o solo, podem enraizar e formar uma nova planta completa. Isso ocorre, por exemplo, com caules prostrados (estolhos), que se desenvolvem sobre o solo, enraizando suas gemas e formando novas plantas que podem ser separadas da planta-mãe, como no caso do morangueiro e da grama comum de jardim. As folhas também podem dar origem a novos indivíduos, como na fortuna e na begônia.
A Reprodução Sexuada
Na reprodução sexuada, são formadas células especiais chamadas gametas. Um gameta feminino une-se a um gameta masculino através da fecundação, formando um zigoto.
Os gametas são formados em estruturas chamadas gametângios, e são divididos em três tipos: isogamia, heterogamia e oogamia. Na isogamia, os gametas são idênticos em forma, tamanho e comportamento, ambos possuindo mobilidade. Na heterogamia, os gametas masculinos e femininos são móveis, mas um deles, geralmente o feminino, é maior que o outro. Na oogamia, um dos gametas é grande e não se move, enquanto o outro é pequeno e se move. Tanto a isogamia quanto a heterogamia são comuns em algas, enquanto a oogamia é frequente em briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas e também nos animais.