Universidade de Oxford
A Universidade de Oxford (em inglês: University of Oxford), em português chamada Oxónia (português europeu) ou Oxônia (português brasileiro) é uma instituição de ensino superior pública situada na cidade de Oxford. É a mais antiga universidade do mundo anglófono e a segunda mais antiga da Europa. Sem data certa de fundação, existem evidências de ensino no local desde o ano de 1096.
História
Fundação
Desconhece-se o ano da fundação da Universidade de Oxford, mas já existia ali uma instituição de ensino em 1096. Quando Henrique II de Inglaterra proibiu alunos ingleses de estudarem na universidade de Paris, em 1167, Oxford começou a crescer rapidamente. O historiador Giraldus Cambrensis deu aulas a esses alunos pelo menos desde 1201 e o primeiro aluno estrangeiro conhecido, Emo de Friesland, iniciou os seus estudos em 1190. A universidade foi confirmada real em 1248 durante o reinado de Henrique III.
Após várias disputas (que resultaram no assassinato de dois estudantes acusados de estupro) em 1209, alguns académicos fugiram da violência para Cambridge, onde mais tarde criaram uma Universidade de Cambridge.
A fundação dos primeiros halls de residência, que mais tarde se transformaram em faculdades, datam desse período. Os estudantes juntaram-se de acordo com as suas origens geográficas e deram origem a duas "nações" que representavam o norte (Nortenhos ou Boreais, que incluía ingleses originários do norte do Rio Trent e escoceses) e o sul (Sulistas ou Austrais, que incluía pessoas originárias do sul do Rio Trent e galeses).
Séculos mais tarde, as origens geográficas continuaram a conduzir as afiliações dos estudantes quando se tornaram membros de uma faculdade ou hall. Além disso, quando membros de várias ordens religiosas, incluindo dominicanos, franciscanos, carmelitas e agostinianos, se mudaram para Oxford no século XIII, ganharam bastante influência e geriam os salões para estudantes. Quase ao mesmo tempo, benfeitores privados estabeleceram faculdades como comunidades acadêmicas autônomas. Os primeiros fundadores foram William de Durham, que em 1249 fundou o University College, seguido por John Balliol (Balliol College, 1263) e Walter de Merton (Merton College, 1264).