Ferida
Tipos de Feridas
Quanto à Profundidade:
- Feridas superficiais: quando atingem apenas as camadas mais superficiais da pele (epiderme e derme superficial ou intermediária).
- Feridas profundas: quando atingem níveis mais profundos da pele (derme profunda, tecido adiposo, fáscias, tendões, músculos, ossos, cartilagens, ligamentos).
Quanto à Complexidade:
- Feridas simples: são feridas que, em geral, se mostram superficiais e livres de sinais de infecção, contaminação ou colonização por microorganismos, demandando cuidados com curativos e supervisão menos frequente por parte de profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, etc.) e tendendo à cicatrização espontânea.
- Feridas complexas: acometem planos mais profundos ou maior número de tipos diferentes de tecidos, muitas vezes infectadas ou com grande risco de se tornarem infectadas, com tendência a evolução desfavorável (perda progressiva de tecidos por necrose ou infecção, com possibilidade de amputação ou, em casos mais severos, risco de dano permanente ou óbito).
Quanto ao Formato e Agente Causador de Ferida Traumática:
- Ferida puntiforme: formato puntual e de bordas ligeiramente irregulares, geralmente causada por instrumento perfurante (como espinhos, pregos, agulhas).
- Ferida incisa: formato linear e de bordas geralmente regulares, geralmente causado por lâminas (faca, lâmina de barbear).
- Ferida cortocontusa: formato irregular, geralmente com diversos segmentos ulcerados, causada por objetos que produzem lesões simultaneamente por corte e impacto (machado, foice).
- Ferida perfurocontusa: formato quase regular, geralmente com bordas de ferida ligeiramente irregulares, causada por objetos que penetram a pele mediante impacto (como um projetil de arma de fogo).
- Ferida perfuroincisa: formato habitualmente regular, geralmente com bordas de ferida regulares, causada por objetos que penetram a pele com pouco impacto (como uma lâmina comprida).
Quanto ao Formato e Agente Causador de Ferida Não Traumática:
- Ferida causada por queimadura: formato irregular dependente da área de pele exposta à radiação ionizante, fonte de calor, abrasão ou produto químico. Não é esperado que haja ferida se a queimadura for de primeiro grau. Já em queimaduras de segundo a quarto graus há formação imediata de lesão ulcerada.
- Ferida causada por geladura: formato irregular dependente da área de pele exposta ao frio, podendo apresentar características similares às queimaduras, com possibilidade de necrose de tecidos profundos.
- Ferida causada por fatores endógenos: formatos diversos, a depender da patologia causadora das lesões, que podem variar de "rachaduras" a lesões evolutivas de difícil cicatrização.
Classificação das Feridas
- De acordo com a maneira como foram produzidas (cirúrgicas, contusas, laceradas, perfurantes).
- De acordo com o grau de contaminação (limpas, limpas contaminadas, contaminadas, infectadas).
- De acordo com o comprometimento tecidual (estágio I, II, III e IV).
- De acordo com o tempo de evolução: agudas e crônicas.