Turquemenistão
O Turquemenistão ou Turcomenistão (antigamente chamado de Turcomênia) é um país situado na Ásia Central. Faz fronteira com o Cazaquistão a noroeste, Uzbequistão a nordeste e leste, Afeganistão a sudeste, Irã ao sul e sudoeste, e o mar Cáspio a oeste.
O atual Turquemenistão encontra-se em territórios que já foram caminhos usados por civilizações por séculos. Na Idade Média, Merv (hoje a cidade de Mary) era uma das grandes cidades do mundo islâmico e um importante ponto de parada na Rota da Seda, uma imensa rota usada para o comércio com a China até meados do século XV. Anexado ao Império Russo em 1881, o Turquemenistão teve um papel proeminente no movimento antibolchevique na Ásia Central. Em 1924, o Turquemenistão tornou-se uma república constituinte da União Soviética, a República Socialista Soviética Turcomena (RSS Turcomena), tornando-se independente após a dissolução da URSS em 1991.
A taxa de crescimento de 11% do PIB turquemeno em 2012 veio após vários anos de elevado crescimento econômico, embora proveniente de uma economia muito básica e não diversificada, sustentada pela exportação de uma única commodity. Possui a quarta maior reserva de gás natural do mundo. Apesar de ser rico em recursos naturais em algumas áreas, a maior parte do país é coberta pelo Deserto de Karakum. Desde 1993, os cidadãos turquemenos recebem eletricidade, água e gás natural do governo gratuitamente, sendo esse auxílio garantido até 2030.
O Turquemenistão foi governado pelo presidente vitalício Saparmurat Niyazov (chamado de "Türkmenbaşy", "Líder dos Turcomenos") até sua morte em 21 de dezembro de 2006. Gurbanguly Berdimuhamedow foi eleito o novo presidente em 11 de fevereiro de 2007. Gurbanguly Berdimuhamedow foi reeleito presidente em 2012 com 97% dos votos e, novamente, em 2017 com 97,67% dos votos.
Um campo de gás natural do país, conhecido como a Porta do Inferno, atrai frequentemente a atenção da mídia, além de ser um grande ponto turístico da região.