Templos na Núbia
Na Núbia, Ramessés mandou construir vários templos. Dois dos mais famosos, escavados na rocha, encontram-se em Abul-Simbel, perto da segunda catarata do Nilo.
O maior destes dois templos, conhecido como Grande Templo ou Templo de Ramessés, penetra sessenta metros na rocha. É dedicado a Ramessés e está associado a Amom-Ré, Ptah e Ré-Haraqueti. Na entrada, há quatro estátuas de Ramessés com mais de 20 metros de altura, que o retratam em diferentes fases da sua vida. Passada a entrada do templo, encontra-se uma sala hipostila com oito estátuas de Osíris. A versão egípcia da Batalha de Cadexe está representada neste templo. O segundo templo, chamado Pequeno Templo, está localizado ao norte do Grande Templo e é dedicado a Nefertari, associada a Hator. Sua fachada possui quatro estátuas de Ramessés e duas de Nefertari.
Em 2013, durante escavações a leste do Grande Templo, uma equipe de arqueólogos egípcios e alemães descobriu uma estátua de Ramessés II, no templo da deusa Bastet, com 1,95 m de altura e 1,60 m de largura, feita de granito vermelho. Na parte traseira da figura, há hieróglifos com o nome de Ramessés II. O templo de Bastet está localizado na colina de Bubástis, um dos sítios arqueológicos mais antigos do país, a cerca de 85 km a noroeste do Cairo, onde foram descobertos objetos que datam da IV dinastia (de 2630 a 2500 a.C.). Além da estátua de Ramessés II, os arqueólogos encontraram a estátua de um alto funcionário do governo egípcio do período da dinastia XIX, com 35 cm de altura, feita de arenito.
Abul-Simbel permaneceu soterrada pelas areias do deserto até 1812, ano em que foi descoberta por Jean-Louis Burckhardt. A construção da grande barragem de Assuão alterou o nível das águas do Nilo, razão pela qual os templos foram desmontados, cortados em 1036 blocos e montados em um local mais alto entre 1964 e 1968, numa campanha internacional promovida pela UNESCO.
Em Uádi Sebua, Ramessés mandou construir um novo templo dedicado a Ré e a si próprio. A direção dos trabalhos esteve a cargo de Setau, vice-rei da Núbia, que recrutou homens das tribos locais para a construção. No mesmo local, Ramessés ordenou a reconstrução de um templo erguido por Amenófis III, que fora danificado durante a era de Amarna.
![Templos na Núbia](https://container.aiyellow.com/pictures/articles/01/92/03.jpg?24200427)