Street Fighter II
Street Fighter II: The World Warrior (ストリートファイターⅡ -The World Warrior- Sutorīto Faitā Tsū - The World Warrior?), também conhecido simplesmente por Street Fighter II, é um jogo competitivo de videogame desenvolvido pela Capcom e originalmente lançado para os sistemas de Arcade em 1991. É o segundo jogo da série Street Fighter e a sequência de Street Fighter, jogo lançado em 1987. Trata-se do décimo quarto título da Capcom a utilizar a placa de sistema de Arcade CP System. Street Fighter II melhorou vários dos conceitos introduzidos no primeiro jogo, incluindo o uso de golpes especiais baseados em comandos e uma configuração de joystick com seis botões, enquanto ofereceu aos jogadores uma seleção maior de personagens jogáveis, cada um com seu próprio estilo de luta, e introduziu o sistema de combos.
Street Fighter II se tornou o título mais vendido desde a era de ouro dos jogos de Arcade. Em 1994, o jogo tinha sido jogado por mais de 25 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos, em casa e nos Arcades. Devido ao sucesso, uma série de versões atualizadas oferecendo recursos e personagens adicionais foi lançada. Todas as versões de Street Fighter II venderam mais de 200 mil gabinetes de Arcade e mais de 15 milhões de unidades de software por todo o mundo, e estima-se que elas tenham lucrado mais de 10 bilhões de dólares em vendas totais, fazendo do jogo um dos três jogos mais lucrativos de todos os tempos até 2017, e o jogo de luta mais vendido até 2019. A versão de Super Nintendo de Street Fighter II vendeu mais de 6,3 milhões de cartuchos, fazendo dela o título mais vendido da Capcom pelas próximas duas décadas e seu jogo mais vendido em uma só plataforma.
Street Fighter II é reconhecido como um dos melhores jogos eletrônicos de sempre, e em particular o mais importante e influente jogo de luta já criado. Seu lançamento é visto como um momento revolucionário no seu gênero, e são creditados a ele a popularização de jogos de luta durante os anos 90, incitando outros produtores a criarem suas próprias séries. Despoletou um renascimento dentro da indústria, criando um enorme impacto nos jogos competitivos, na cultura popular assim como na música e nos filmes.
Street Fighter II continua a ter muitas das convenções e regras estabelecidas pelo seu antecessor em 1987, bem como características base que foram transportadas para as subsequentes edições de Street Fighter II. O jogador enfrenta o seu adversário em combates um-contra-um num ambiente fechado, em séries de melhor de três. O objetivo de cada rodada é esvaziar a energia do oponente dentro do tempo limite. Se ambos os oponentes "morrem" ao mesmo tempo ou o temporizador chega ao fim e ambos os lutadores têm a mesma quantidade de energia, acontece um "KO duplo" ou "jogo empatado", declarando que haverá mais rondas adicionais, que serão jogadas até à morte súbita. No primeiro Street Fighter II, um combate pode durar até dez rondas, se não houver um vencedor; tal foi reduzido para quatro rondas em Champion Edition. Se mesmo assim não houver um vencedor na última rodada, por defeito, nem o oponente controlado pelo computador ganhará um combate contra um jogador, bem como ambos os lutadores perdem num combate entre dois jogadores. Se o jogador derrotar o seu adversário sem sofrer danos, é-lhe atribuído um "Perfeito", recebendo assim o limite máximo de bônus.
Após três combates, o jogador participa num "Mini-jogo" para adicionar mais pontos. Os mini-jogos incluem (por ordem) a destruição de um automóvel (similar a Final Fight); um jogo de partir barris, onde estes são largados na direção do jogador a partir de uma plataforma rolante; e a destruição de contentores inflamáveis, apinhados uns em cima dos outros. Os jogos bônus foram retirados da versão arcade de Super Street Fighter II Turbo (apesar de estarem incluídos na versão para Game Boy Advance).
Tal como no original, o jogo usa uma configuração de um joystick de oito direções e seis botões de ataque. O joystick é usado para saltar, agachar e mover o personagem na direção ou contra o oponente, bem como para defender/bloquear os ataques do adversário. Existem três botões destinados ao murro e três destinados ao pontapé, diferenciados em força e velocidade (Leve, Médio e Forte). O jogador pode fazer uma série de movimentos básicos em qualquer posição, incluindo ataques de agarrar/atirar, que não existiam no Street Fighter original. O jogador também pode criar movimentos/ataques especiais fazendo uma combinação com a direção do joystick juntamente com os botões de ataque.
Street Fighter II difere do seu antecessor por oferecer ao jogador uma seleção múltipla de personagens jogáveis, cada um com o seu próprio estilo de luta e movimentos especiais, com Ryu e Ken sendo os únicos com movimentos idênticos.
Um erro sem intenção no código do jogo dava a possibilidade ao jogador de "cancelar" as animações de alguns movimentos ao fazer outro movimento de seguida, permitindo uma combinação de vários movimentos básicos e especiais. De acordo com o IGN, "ataques ligados que não podem ser bloqueados se feitos no tempo certo, apareceram mais ou menos por acidente. Os produtores não queriam que tal acontecesse, mas os jogadores do jogo original eventualmente descobriram que certos movimentos fluiam naturalmente para outros". Este sistema de "combinações" (combos) foi mais tarde adotado como padrão em jogos deste gênero e expandido nos jogos seguintes da série Street Fighter.