Deus Ex: Human Revolution
Deus Ex: Human Revolution é um jogo eletrônico de RPG de ação – combinando elementos de tiro em primeira pessoa e stealth – desenvolvido pela Eidos Montréal e publicado pela Square Enix. Ele foi lançado mundialmente em agosto de 2011 para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360, com uma conversão para OS X estreando em abril do ano seguinte. É o terceiro título principal da série Deus Ex, com seus eventos se passando duas décadas antes do jogo original lançado em 2000. A jogabilidade envolve a exploração e combate em ambientes conectados a vários níveis centrais diferentes, além de missões que geram pontos de experiência que podem ser usados para melhorar as habilidades do personagem. Escolhas de diálogos também estão presentes, com opções de respostas em pontos importantes da história afetando como alguns eventos ocorrem.
A história se passa em 2027, focando-se em Adam Jensen, o oficial de segurança das Indústrias Sarif, uma companhia desenvolvedora da mais avançada tecnologia em órgãos artificiais chamados de "aprimoramentos". Um ataque contra a Sarif aparentemente mata a pesquisadora Megan Reed e deixa Jensen seriamente ferido. Para salvá-lo, o presidente da empresa, David Sarif, o faz passar por um grande processo de aprimoramento. Jensen então parte à procura dos atacantes e da sombria organização por trás deles. A história explora os temas do transumanismo, crescimento do poder de megacorporações e seu impacto nas classes sociais, além do tema recorrente da série sobre teorias da conspiração.
O desenvolvimento de Human Revolution começou em 2007 com uma pequena equipe dentro da principiante Eidos Montréal, depois de várias tentativas abortadas da desenvolvedora original Ion Storm de desenvolver uma sequência de Deus Ex: Invisible War, lançado em 2003. As principais influências foram o mito de Ícaro, que é um elemento temático também presente no Deus Ex original, e as obras de arte e ideias do Renascimento, que influenciaram a história, gráficos e música enquanto eram combinadas com os típicos elementos cyberpunk da série. A natureza aberta da jogabilidade foi difícil de ser realizada, com as batalhas contra chefões sendo terceirizadas para outra desenvolvedora devido a limitações de tempo. A trilha sonora composta por Michael McCann se centrava em ambientações e músicas de fundo sobre temas de personagens e melodias.
Human Revolution foi anunciado pela primeira vez em 2007, pouco depois do começo do seu desenvolvimento. Seu título oficial e janela de lançamento foram revelados em 2010. Um conteúdo para download de história chamado The Missing Link foi desenvolvido após a estreia, contendo melhorias na jogabilidade. Um corte do diretor com mais melhorias na jogabilidade e conteúdos adicionais foi lançado em 2013 para as plataformas originais e também para Wii U. O jogo foi bem recebido pela crítica, que elogiou seu enredo, jogabilidade em geral e a liberdade de escolha tanto na história quanto na customização. As maiores críticas foram voltadas para as batalhas de chefões e problemas técnicos recorrentes. O corte do diretor recebeu mais elogios por seus elementos de jogabilidade aprimorados. Human Revolution gerou um spin-off chamado Deus Ex: The Fall e uma sequência intitulada Deus Ex: Mankind Divided, além de livros e quadrinhos aprofundando seu mundo e personagens.