Northrop YF-23
O Northrop/McDonnell Douglas YF-23 foi uma aeronave protótipo de quinta geração, concebida para ser um caça furtivo bimotor da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Seu design foi um dos finalistas no concurso Advanced Tactical Fighter (ATF), competindo contra o Lockheed YF-22 por um contrato de produção. Dois protótipos foram construídos, conhecidos como "Black Widow II" (Viúva Negra II) e "Gray Ghost" (Fantasma Cinzento).
Na década de 1980, a USAF iniciou um concurso para desenvolver uma aeronave que substituísse seus caças, motivada pelo surgimento de avançadas aeronaves soviéticas, como o Sukhoi Su-27 e o Mikoyan MiG-29. Diversas empresas apresentaram propostas de design, e a USAF selecionou os projetos da Northrop e da Lockheed. A Northrop uniu-se à McDonnell Douglas para desenvolver o YF-23, enquanto a Lockheed colaborou com a Boeing e a General Dynamics para criar o YF-22.
Embora o YF-23 fosse mais veloz e apresentasse maior furtividade, ele era menos ágil em comparação aos modelos soviéticos. Após quatro anos de desenvolvimento e avaliações, o YF-22 foi declarado vencedor do concurso em 1991 e entrou em produção como o Lockheed Martin F-22 Raptor. A Marinha dos Estados Unidos planejou inicialmente utilizar o programa ATF para substituir seus F-14 Tomcat, mas esses planos foram cancelados.