Turquia: História, Cultura e Geopolítica
A Turquia (em turco, Türkiye) é um país euro-asiático, localizado na península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estendendo pela Trácia Oriental (Rumélia) no sudeste da Europa. O país faz fronteira com oito países: Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque e Síria. A Turquia é banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu e Negro, com os Estreitos Turcos (Mar de Mármara, Bósforo e Dardanelos) separando a Europa da Ásia.
Origens e História da Turquia
Os turcos começaram a migrar para o que hoje é a Turquia no século XI, processo acelerado pela vitória do Império Seljúcida sobre o Império Bizantino na Batalha de Manziquerta. O Sultanato de Rum, fundado pelos turcos seljúcidas, governou grande parte da Anatólia até as invasões mongóis no século XIII. A decadência do sultanato seljúcida deu origem a vários beilhiques (principados muçulmanos), entre eles os otomanos, que criaram o Império Otomano, uma das potências mundiais nos séculos XVI e XVII. O Império Otomano entrou em colapso após a Primeira Guerra Mundial, e a moderna República da Turquia foi fundada em 1923, sob a liderança de Mustafa Kemal Atatürk, seu primeiro presidente.
Localização Estratégica e Cultura
A localização geoestratégica da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país crucial para as dinâmicas globais. O país possui uma rica herança cultural, com o islão como religião predominante. No entanto, existem pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial é o turco, falado pela maioria da população, enquanto o curdo é a segunda língua mais falada, representando a maior minoria, com cerca de 18% da população.
Política e Relações Internacionais
A Turquia é uma república unitária presidencialista e mantém estreitas relações com o Ocidente, especialmente através da sua participação em organizações internacionais, como o Conselho da Europa, OTAN, OCDE, OSCE e G20. O país iniciou as negociações para adesão plena à União Europeia em 2005, sendo membro associado desde 1963 e tendo um acordo de união aduaneira com a UE desde 1995.
A Turquia também desenvolve estreitas relações com o Oriente Médio, com os estados turcos da Ásia Central, países africanos e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde o país tem o estatuto de observador associado. Com sua grande economia e forças armadas poderosas, a Turquia é classificada como uma potência regional.