Sangue
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que garante o transporte de nutrientes, oxigênio e resíduos metabólicos pelo corpo, além de assegurar os processos de coagulação sanguínea e defesa do organismo. Ele é formado por uma matriz extracelular líquida, na qual estão suspensas células e fragmentos celulares. O sangue está contido dentro do sistema cardiovascular, que garante sua movimentação em um fluxo unidirecional.
Componentes do Sangue
O sangue é composto por plasma sanguíneo, dois tipos celulares (eritrócitos e leucócitos) e fragmentos celulares conhecidos como plaquetas. Os eritrócitos, leucócitos e plaquetas são chamados de elementos figurados do sangue. Esses elementos constituem 45% do volume total do sangue, enquanto o plasma corresponde a 55% do seu volume.
Hemácias, Glóbulos Vermelhos ou Eritrócitos
As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos e eritrócitos, são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo. Elas são células anucleadas, ou seja, não possuem núcleo, e têm o formato de um disco bicôncavo. Essas células são pequenas, apresentando cerca de sete a oito micrômetros de diâmetro.
As hemácias têm um período de vida curto, que dura cerca de 120 dias, sendo posteriormente destruídas, principalmente no baço. Em condições normais, essas células não saem do interior dos vasos sanguíneos.
A coloração vermelha dessas células é decorrente da presença de uma proteína denominada hemoglobina, que, além de garantir a cor, é responsável pelo transporte de oxigênio no corpo.
A ausência de núcleo nas hemácias favorece o aumento do espaço para a hemoglobina nessas células. Vale salientar que, além da ausência de núcleo, as hemácias também não possuem mitocôndrias.
Quando observamos uma redução no número de hemácias no sangue, temos uma situação conhecida como anemia.
O sangue é vermelho devido à grande quantidade de hemácias encontradas nele. Essa célula é a mais abundante, sendo observados, em cada microlitro de sangue, cerca de cinco a seis milhões de eritrócitos.