Paubrasilia echinata
O pau-brasil ou pau-de-pernambuco (Paubrasilia echinata Lam. — Gagnon, H.C. Lima & G.P. Lewis; antiga Caesalpinia echinata Lam.) é uma árvore leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil. Também é conhecido como arabutã, ibirapiranga, ibirapitá, ibirapitanga, orabutã, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado.
Etimologia
Segundo alguns estudiosos, "brasil" deriva do francês brésil, que por sua vez deriva do toscano verzino, nome da madeira utilizada na tinturaria na Itália. Verzino deriva do árabe wars, que designa uma planta tintória do Iémen. Outra versão aponta que a palavra se origina do português brasa, ou abrasado, devido à tonalidade avermelhada da madeira. Paubrasilia é o gênero da árvore. Já echinata significa "com espinhos", uma referência ao fato de as vagens do pau-brasil terem acúleos, que são especializações da epiderme que se parecem com espinhos. "Arabutã", "ibirapitanga", "ibirapiranga", "ibirapitá" e "orabutã" são derivados dos termos tupis ïbi'rá ("pau") e pi'tãga ("vermelho").
Em alguns idiomas, como o francês e o italiano, a árvore é chamada de "pernambuco" (com corrupções como pernambouc, fernambouc, entre outras), devido ao fato de que a Zona da Mata pernambucana foi o local onde se iniciou a exploração do pau-brasil. Pernambuco foi ainda a região de maior incidência da árvore, cuja qualidade era tão superior que regulava o preço no comércio europeu.