Hipertensão – Maneiras de evitar
A hipertensão é uma doença que atinge homens e mulheres, adultos e crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil é hipertensa, ou seja, tem pressão alta. Além disso, a hipertensão costuma ser assintomática, ou seja, não apresenta sintomas tão aparentes.
A única forma de saber se tem pressão alta é medindo. A Sociedade Brasileira de Hipertensão orienta a medição pelo menos uma vez por ano. Isso pode ser feito por um profissional de saúde ou algum membro da família, em casa. A leitura da pressão tem duas medidas: a sistólica e a diastólica. A hipertensão ocorre quando esses indicadores estão maiores ou iguais a 14 por 9.
Contudo, apresentar pressão alta em um determinado momento não significa ser hipertenso, pois a pressão arterial pode variar ao longo do dia devido a diversos fatores, como ansiedade e estresse. Após a confirmação, novos exames costumam ser solicitados para confirmar o quadro.
Dicas para Evitar a Pressão Alta
- Evitar cafeína: Reduzir ou até mesmo abandonar o consumo de bebidas como café, chás e refrigerantes de cola.
- Reduzir o estresse: Aprender a administrar o estresse com terapias de relaxamento (ioga, meditação, etc.) ou atividades lúdicas (artesanato, culinária, dança).
- Parar de fumar: Fazer um esforço para reduzir ou mesmo parar totalmente de fumar.
- Bebidas alcoólicas: Diminuir ou, se possível, cortar o consumo de bebidas alcoólicas.
- Excesso de sal: Reduzir o consumo diário adotando medidas simples, como não adicionar sal na comida pronta e reduzir a ingestão de alimentos como bacon, queijos, presunto, picles e azeitona. Além disso, ler os rótulos de alimentos para identificar a quantidade de sódio e substituir o sal na comida por temperos.