Os sete mares
Por que sete mares? Além do mais, essa expressão também foi encontrada em um poema, o qual foi escrito pela filósofa Enheduana. Basicamente, este poema foi escrito para Inanna, a deusa do amor, da guerra e da fertilidade. Mas, afinal, esses sete mares existem mesmo? Ou são só criações poéticas e filosóficas? Por que sete mares?
Sobretudo, é importante destacarmos que essa expressão “sete mares” já existe há algum tempo. Inclusive, muito tempo mesmo. Até porque as primeiras inscrições dessa expressão foram registradas em meados de 2.300 a.C, com os antigos sumérios. Aliás, essa expressão também era muito usada pelos povos persas, romanos, hindus, chineses e outros que também acreditavam nessa quantidade marítima.
Definições Antigas dos Sete Mares
Para os antigos romanos, eram as lagoas salgadas nas regiões próximas a Veneza. Para os árabes, eram os mares que eles navegavam em suas rotas comerciais: os golfos Pérsico, de Cambaia, de Bengala e da Tailândia, os estreitos de Malaca e de Cingapura e o Mar do Sul da China. Para os fenícios, eram os mares que formavam o Mediterrâneo: Alboran, Baleares, Ligurian, Tirreno, Jônico, Adriático e Egeu.
Depois, no auge das civilizações grega e romana, os Sete Mares passaram a ser: Adriático, Mediterrâneo (incluindo o Egeu), Negro, Cáspio, Arábico, Vermelho (incluindo o Morto e o da Galileia) e o Golfo Pérsico.
A Era dos Descobrimentos
Na Era dos Descobrimentos, entre 1450 e 1650, novamente a definição de Sete Mares mudou, passando a considerar os oceanos Índico, Pacífico, Atlântico e Ártico, os mares Mediterrâneo e do Caribe e o golfo do México. Mais tarde, com o comércio do Oriente em alta, a expressão “navegar os sete mares” costumava se referir a “ir ao outro lado do planeta e voltar”. Com isso, era preciso viajar pelos mares de Banda, de Celebes, de Flores, de Java, do Sul da China, de Sulu e de Timor.
Definição Moderna
Ufa! Quanta definição! Mas ainda não acaba por aí... Por fim, chegamos à definição moderna de Sete Mares, agora sendo dividido através dos oceanos: Atlântico Norte, Atlântico Sul, Pacífico Norte, Pacífico Sul, Ártico, Antártico e Índico! Agora sim! Será que acaba por aqui ou outra era histórica redefinirá esse conceito milenar?