Origem do quebra-cabeça
A origem do quebra-cabeça é antiga. De acordo com a loja de brinquedos ‘Cia Brink’, não há uma origem exata, mas já se sabe que na antiga China existia o Tangram, que era nada mais nada menos do que sete grandes peças que juntas formavam vários desenhos diferentes. Eram os primórdios do quebra-cabeça da forma como conhecemos hoje.
Depois disso, o jogo foi aperfeiçoado e no século 18 ele já era uma brincadeira entre os estudantes de geografia que colavam mapas em pequenas peças de madeira que, posteriormente, eram cortadas e serviam de encaixe. Tudo isso para que os pequenos compreendessem a organização espacial do planeta.
No começo do século 19, o quebra-cabeça já era um dos brinquedos preferidos das crianças da Europa. Com a Revolução Industrial, esse tipo de objeto passou a ser fabricado em larga escala, o que contribuiu imensamente para sua popularização.
Tipos de Quebra-Cabeça
No mercado, o quebra-cabeça tem várias versões. E vale lembrar que eles podem ter várias dimensões e não só aqueles que são montados sobre uma superfície reta e em uma dimensão.
Os tipos mais tradicionais de quebra-cabeça são: Cubo Bedlam, Cubo Mágico, Cubo Soma, Pentaminós e Tangram. Descubra mais detalhes sobre esses modelos de quebra-cabeça:
Cubo Bedlam
É um quebra-cabeça inventado por Bruce Bedlam. Ao todo, são treze peças formadas por cubos. A ideia é montar um cubo 4 x 4 x 4, e haja criatividade, pois o desafio é encontrar uma das mais de 19 mil maneiras de fazer isso.
Cubo Mágico
O cubo mágico é um velho conhecido nosso. Seu nome oficial é o Cubo de Rubik, nome que homenageia o seu inventor, Ernő Rubik da Hungria. Ele foi inventado em 1974 e já nasceu grande: ganhou o prêmio de jogo do ano. Os anos 80 foram o ápice desse quebra-cabeça, que até hoje é bem difundido.
Cubo Soma
Esse é mais um tipo de quebra-cabeça em forma de cubo. Foi inventado por Piet Hein, que o criou depois de assistir a uma aula de mecânica quântica. O jogo usa sete policubos que juntos formam um cubo de 3 x 3 x 3. Essas peças formam mais de 240 maneiras de montagem.
Pentaminó
Esse quebra-cabeça consiste em cinco quadrados organizados de diferentes maneiras. Ao todo, são 12 formatos do Pentaminó. Esse quebra-cabeça inspirou jogos de computador como Tetris e Rampart.
Tangram
Esse é o quebra-cabeça mais tradicional, se comparado às formas mais comercializadas hoje em dia. Ele nasceu na China com sete peças e, juntas, elas dão origem a várias figuras. Uma enciclopédia chega a afirmar que é possível montar mais de 5 mil figuras. Sem dúvidas, ele foi a inspiração para os jogos de quebra-cabeça com uma dimensão tão populares hoje em dia.
A Importância do Quebra-Cabeça
Como visto ao longo deste artigo, a importância do quebra-cabeça é reconhecida pelos inúmeros benefícios que ele traz para quem o pratica, já que o quebra-cabeça estimula o cérebro, é bom para a memória e pode ser usado em escolas, especialmente na educação infantil.
Ele também é um jogo poderoso para ajudar idosos com dificuldades de raciocínio e mobilidade, bem como pessoas com algum tipo de deficiência psicomotora. Vale a pena incluir o quebra-cabeça na rotina de atividades de pessoas de todas as idades e perfis.