Ico
Ico (イコ Iko?, /ˈiːkoʊ/) estilizado como ICO, é um jogo eletrônico de quebra-cabeças de plataforma e de ação-aventura publicado pela Sony Computer Entertainment, lançado para o console PlayStation 2 em 2001 e 2002 em várias regiões. Ele foi criado e dirigido por Fumito Ueda, que queria criar um jogo minimalista com o conceito de "garoto conhece garota". Originalmente planejado para ser lançado para o PlayStation, o desenvolvimento de Ico durou cerca de quatro anos. O time de desenvolvimento usou um "design de subtração" para reduzir os elementos de jogabilidade que interferiam com a ambientação e a história do jogo, criando um alto nível de imersão.
O protagonista do jogo é um menino chamado Ico, que nasceu com chifres, e por isso é considerado um mau presságio por sua aldeia. Os guerreiros o aprisionaram em uma fortaleza abandonada. Durante suas explorações pela fortaleza, Ico encontra Yorda, a filha da Rainha do castelo. A Rainha planeja usar o corpo de Yorda para estender o seu tempo de vida. Ao descobrir isso, Ico tenta fugir do castelo com Yorda, mantendo-a segura enquanto a protege das criaturas-sombra que tentam pegá-la de volta. Ao longo do jogo, o jogador controla Ico enquanto explora o castelo, resolve enigmas e ajuda Yorda a atravessar obstáculos para prosseguir.
Ico introduziu vários elementos técnicos e de design à indústria de jogos eletrônicos, incluindo uma história contada com o mínimo de diálogo, animação com bloom e key frame, que influenciaram outros jogos subsequentes. Embora não seja um sucesso comercial, o jogo foi aclamado pela crítica por seus elementos de arte e história e recebeu vários prêmios, incluindo as indicações de "Jogo do Ano" e três Game Developers Choice Awards. Ico é desde então listado entre os primeiros colocados em várias listas dos melhores jogos eletrônicos e é muitas vezes considerado uma obra de arte. Ele foi relançado na Europa em 2006, em conjunto com o lançamento de Shadow of the Colossus, o sucessor espiritual de Ico.