Pêssego: Benefícios para a Pele e o Intestino
O pêssego apresenta antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e carboidratos. Comer a fruta ajuda no funcionamento do intestino, aumenta a imunidade e faz bem para a pele. Algumas pessoas têm alergia ou hipersensibilidade ao pêssego e não devem consumir o alimento; já quem tem diabetes pode ingerir com moderação. É uma fruta pouco calórica que pode ser consumida in natura ou em calda e fazer parte de diversas receitas doces e salgadas.
Com uma casca de textura aveludada e cheiro característico, o pêssego é originário da China e muito consumido pelo seu sabor doce. Ele pertence aos frutos de caroço, o que significa que sua polpa suculenta envolve uma grande semente, como ocorre com a nectarina e a ameixa. A tonalidade da polpa do pêssego varia e pode ser branca, amarela ou laranja. Pêssegos apresentam substâncias antioxidantes, vitaminas A e C e também são fontes de alguns minerais como cálcio, ferro e magnésio. Além disso, possuem bastante água em sua composição, fibras e carboidratos. É uma fruta pouco calórica — há cerca de 39 kcal em 100 g. Por isso, é uma boa opção para os lanches intermediários entre as refeições. Mas, além de poder ser consumida in natura, é possível incluir o pêssego em diversas receitas. Ele também é bastante encontrado em conserva, como polpa congelada ou como suco.
Benefícios do Pêssego
- Ajuda no funcionamento intestinal: Os pêssegos contêm bastante água e fibras em sua composição, o que contribui para o bom funcionamento do intestino. As fibras ajudam a dar mais volume às fezes e facilitar a eliminação, diminuindo os riscos de prisão de ventre.
- Melhora a imunidade: Consumir pêssegos regularmente aumenta a imunidade por conta da vitamina C — em 100 g há 6,6 mg. Esse nutriente fortalece o organismo contra doenças como resfriados, aumentando os anticorpos e a produção das células que combatem microrganismos.
- Faz bem para a visão: Por conter vitamina A, contribui para uma boa visão e para que a retina tenha um envelhecimento saudável, ajudando na hidratação da superfície ocular.
- Melhora a pele: Os pêssegos fazem bem para a pele devido aos antioxidantes, beta-caroteno e vitaminas A e C. O beta-caroteno protege a pele dos danos causados pelo sol, enquanto a vitamina C ajuda na elasticidade da pele e evita flacidez.
- Previne doenças cardiovasculares: O pêssego é rico em potássio, que auxilia na manutenção e redução da pressão arterial, além de apresentar polifenóis com ação antioxidante, relacionados a uma menor incidência de doenças cardiovasculares.
- Aumenta a sensação de saciedade: A grande quantidade de fibras e o fato de ser uma fruta que mastigamos bastante aumentam a sensação de saciedade, ajudando a controlar o peso.
- É indicado para quem tem diabetes: Por ser de baixa caloria e conter antioxidantes e fibras, o pêssego é uma opção saudável para quem tem diabetes, mas o consumo deve ser moderado.
- Faz bem para gestantes: O pêssego possui ácido fólico, importante durante a gestação, e contém fibras que ajudam no funcionamento intestinal das grávidas.
- Tem ação anti-inflamatória: A fruta possui compostos bioativos como carotenoides, que têm ação anti-inflamatória e reduzem o risco de doenças crônicas não transmissíveis.