Echinopsis pachanoi
Echinopsis pachanoi, conhecida como Wachuma e Cacto São Pedro, é um cacto de crescimento rápido originário dos Andes, de 2000 a 3000 m de altitude. É encontrado na Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Peru, e é cultivado em outras partes do mundo. Os usos para este cacto incluem medicina tradicional e medicina veterinária tradicional, e é amplamente cultivado como um cacto ornamental. Ele tem sido usado para cura e adivinhação religiosa na região dos Andes por mais de 3.000 anos. É por vezes confundido com seu parente próximo Echinopsis peruviana (cacto de tocha peruana).
Wachuma significa, na língua Quíchua, "ébrio e consciente". O nome Cacto São Pedro tem origem no catolicismo, quando fala-se de morte, em alusão à transcendência que a planta proporciona com o papel de São Pedro do cristianismo. Estudos arqueológicos remetem a origem do seu uso a pelo menos 2.000 anos na cultura Chavin. Já foram identificadas algumas variedades ou adaptações às diversas regiões andinas no sul do Equador (Var. KK339 e KK591) e norte do Peru (Var. KK2150).
Taxonomia
Echinopsis pachanoi é conhecido por muitos nomes em toda a América do Sul como achuma, huachuma, wachuma, aguacolla, hahuacollay, ou giganton.
Descrição
Echinopsis pachanoi é nativa do Equador e do Peru. Suas hastes são de verde-claras a verde-escuras, às vezes glaucosas, com um diâmetro de 6 a 15 cm e geralmente de 6 a 8 costelas. As areolas esbranquiçadas podem produzir até sete espinhos amarelos a castanhos, cada um com até 2 cm de comprimento; a planta é às vezes sem cólon. As aréolas estão espaçadas uniformemente ao longo das costelas, com aproximadamente 2 cm de distância. Echinopsis pachanoi é normalmente de 3 a 6 m de altura e tem vários ramos, geralmente se estendendo da base. O espécime mais alto registrado é de 12,2 m de altura. Flores brancas são produzidas no final das pressas, que abrem à noite. As flores são grandes, com cerca de 19 a 24 cm de comprimento e um diâmetro de até 20 cm. Há pêlos pretos ao longo do comprimento do tubo que leva à flor. Frutas verdes escuras e oblongas são produzidas após a fertilização, com cerca de 3 cm de diâmetro e 5 - 6 cm de comprimento.