Vaticano
O Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano, é a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima. Localizado como um enclave murado dentro de Roma, capital da Itália, seu território é o menor do mundo administrado por um Estado, com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e uma população estimada em mil habitantes.
A Cidade do Vaticano existe como uma cidade-Estado desde 1929, diferenciando-se da Santa Sé, cuja origem remonta ao cristianismo primitivo e que é a sé episcopal de cerca de 1,5 bilhão de católicos romanos de todo o mundo. Ordenanças da Cidade do Vaticano são publicadas em italiano, enquanto documentos oficiais da Santa Sé são emitidos principalmente em latim. As duas entidades também emitem passaportes distintos: a Santa Sé apenas emite passaportes diplomáticos e de serviço, enquanto o Estado da Cidade do Vaticano cuida dos passaportes comuns.
O Tratado de Latrão de 1929 criou a cidade-Estado do Vaticano, definindo-a como uma nova entidade e não como uma continuação dos antigos Estados Pontifícios (756–1870), que antes ocupavam uma grande região da Itália central. Após a unificação da Itália, a maioria dos Estados Pontifícios foi absorvida pelo Reino da Itália em 1860, com a cidade de Roma sendo incorporada em 1870. Os papas residem na área que se tornou a Cidade do Vaticano desde o retorno de Avinhão em 1377, anteriormente vivendo no Palácio de Latrão. A assinatura dos Acordos de Latrão, que estabeleceram o novo Estado, ocorreu neste local, dando origem ao nome pelo qual é conhecido.
A Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico ou teocrático-monárquico, governado pelo bispo de Roma, o Papa. A maioria dos funcionários públicos são clérigos católicos de diversas origens raciais, étnicas e nacionais. O Vaticano é o território soberano da Santa Sé (Sancta Sedes) e local de residência do Papa, situado no Palácio Apostólico.
Etimologia do Vaticano
O termo "Vaticano" refere-se a uma colina na região noroeste de Roma, que não faz parte das sete colinas tradicionais de Roma. Originalmente, essa área era um local de oráculos antes da Roma pré-cristã. Vaticanus, também conhecido como Vagitanus, era um deus etrusco que "abria a boca do recém-nascido para que ele pudesse dar seu primeiro grito", e seu templo foi construído no antigo local do Vaticano. Nesta região, também se erguia o Circo de Nero, local onde acredita-se que São Pedro foi martirizado e sepultado.