Curling
O curling é um esporte olímpico coletivo praticado em uma pista de gelo, cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo, utilizando a ajuda de varredores. O nome do esporte origina-se do verbo em inglês "to curl", que significa "curvar", em referência ao leve giro dado às pedras durante o lançamento, fazendo com que descrevam uma trajetória parabólica.
Criado por volta do século XVI na Escócia, o curling teve suas primeiras regras elaboradas em 1838. Disseminado pelo mundo através de imigrantes escoceses, é hoje praticado principalmente no Canadá. O esporte fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de Inverno em Chamonix 1924, embora essa participação só tenha sido reconhecida oficialmente em 2006. Após três aparições como esporte de demonstração, o curling retornou ao programa olímpico em Nagano 1998 e vem sendo disputado regularmente desde então.
As equipes são formadas por quatro jogadores, cada um responsável por lançar duas pedras em cada "end", que é como se chama cada subdivisão de uma partida. Após o lançamento, os outros jogadores varrem o gelo para diminuir o atrito entre a pedra e a pista, fazendo com que ela vá mais longe. As partidas geralmente têm dez ends, podendo terminar antes se uma equipe desistir ou for matematicamente eliminada. A pontuação é determinada ao final de cada end, e apenas uma equipe pode pontuar. A equipe marca um ponto para cada pedra mais próxima do centro do alvo em relação às pedras do adversário.
O curling possui duas variantes. Na disputa de duplas mistas, há duas pedras posicionadas no início do end, antes do primeiro lançamento. Já na modalidade em cadeira de rodas, disputada nos Jogos Paralímpicos de Inverno desde Turim 2006, as pedras são lançadas com o jogador parado, geralmente com o auxílio de um bastão, e a varrição não é permitida.