Conhecimento Tático
Entender o que é conhecimento tácito e explícito é essencial para que a gestão do conhecimento seja implementada de forma eficiente nas organizações. Afinal, esses conceitos dizem respeito à maneira pela qual as informações são criadas e transmitidas dentro da rotina de uma empresa, o que impacta diretamente no modo de administrar o capital intelectual que ela detém.
O que é conhecimento tácito
O termo tácito tem origem no latim tacitus, que significa “não expresso por palavras”. Dessa forma, o conhecimento tácito é aquele tipo de conhecimento mais difícil de ser formalizado e transmitido às outras pessoas. Ele está relacionado às experiências, à visão de mundo e às práticas de determinado indivíduo. No caso das empresas, ele se refere, por exemplo, ao know-how de um profissional.
Para entender o que é conhecimento tácito de forma mais clara, imagine a rotina em uma indústria. Existem processos padronizados para garantir a eficiência na produção que são repassados a toda a equipe. Porém, um colaborador que trabalha na empresa há mais tempo sabe que determinada máquina, por exemplo, tem um comportamento diferente das outras do mesmo modelo.
Trata-se de um tipo de conhecimento que ele obteve com a prática na sua atividade diária e que faz com que a produção mantenha seu nível de eficiência. No entanto, como é um conhecimento tácito, que está relacionado especificamente à experiência desse colaborador, transmiti-lo ao restante dos funcionários que também operam a máquina é uma tarefa difícil.
O que é conhecimento explícito
A palavra explícito vem do latim explicitus e quer dizer “declarado”, “claro”. Assim, o conhecimento explícito é aquele que pode ser facilmente formalizado e compartilhado com outras pessoas a partir de recursos como textos, imagens, infográficos, vídeos, entre outros materiais. Trata-se de conteúdo claro e formal, que pode ser transmitido de maneira mais fácil do que o conhecimento tácito.