Evolução do uso da tecnologia ao longo dos últimos anos
A evolução do uso da tecnologia aconteceu em ritmo acelerado nos últimos anos. Quando houve a virada do milênio, pouca gente imaginava que em apenas duas décadas o mundo iria evoluir tanto.
A internet se popularizou a ponto de ficar acessível para boa parte da população. Biometria, reconhecimento facial, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outras tecnologias deixaram de ser "coisas futuristas" e passaram a fazer parte no nosso dia a dia.
Muita gente não sabe, mas até mesmo na hora de pagar as compras você está utilizando algumas inovações que até alguns anos atrás não eram nem imaginadas.
Os marcos das tecnologias
Nós acabamos de entrar em uma nova década. O mundo está cada vez mais acelerado, e estamos presenciando uma verdadeira transformação em todos os sentidos.
Mas para entender melhor como chegamos até esse cenário, e até mesmo o que nos aguarda para o futuro, é importante falarmos sobre alguns dos principais marcos das tecnologias nos últimos anos.
1. Surgimento e popularização da internet
Sem sombra de dúvida o maior marco da evolução tecnológica do último século é o surgimento e popularização da internet. Lá em 1962 já se falava sobre uma rede mundial que iria interligar todos os computadores do mundo.
No entanto, foi apenas nos anos 90 que o famoso WWW (World Wide Web) foi criado, juntamente com o HTTPS (um recurso que garantia o envio de dados criptografados). Foi nessa época que a web como conhecemos hoje nasceu.
Mas essa inovação se popularizou realmente nos anos 2000. Quem aí lembra das madrugadas a dentro esperando o ping baixar para pagar menos pela internet? Ou até mesmo daquele tradicional barulinho da conexão? Quanta nostalgia!
De lá dos anos 60 até os dias de hoje, a web deixou de ser algo exclusivo para quem tinha grandes computadores com tela de tubo e passou a estar presente em dispositivos simples, acessíveis e com vários outros recursos complementares: nossos queridos smartphones e tablets.
2. A consolidação dos dispositivos mobile
A consolidação da tendência mobile também foi um dos grandes acontecimentos dos últimos anos. Antes, nos anos 2000, pouca gente imaginava que um único dispositivo poderia ter vários recursos, desde GPS até cartões virtuais.
Mas hoje os smartphones se tornaram praticamente indispensáveis no dia a dia da grande maioria das pessoas. Usamos eles para tudo! Desde pagar contas até se comunicar com outras pessoas.
Apesar de terem realmente se popularizado depois dos anos 2000, os dispositivos mobile começaram a ser pensados em 1947. Desde aquela época, já existiam ideias iniciais de aparelhos portáteis com diversas ferramentas.
Mas foi apenas em 1983 que essa ideia se tornou realidade, quando a Motorola conseguiu fazer um aparelho móvel que fez uma ligação para um telefone fixo.
Lá pelo início de 1990, as fabricantes finalmente conseguiram ter a estrutura necessária para produzir aparelhos com tamanho, peso e tecnologia ideal para comercialização em massa.
Em 1993, o primeiro smartphone foi lançado pela IBM. Na época, além de conseguir enviar mensagens de texto e fazer ligações, o aparelho também acessava e-mails. Mas o termo "SMARTPHONE" para se referir a essa nova onda de aparelhos só se popularizou em 1997, com a Ericsson.