Exploração Mineral
Os minérios são indispensáveis para a manutenção da atividade industrial, uma vez que produtos como automóveis, máquinas, tratores e cimento são fabricados a partir de matérias-primas vindas dessa extração.
A exploração mineral se tornou mais evidente a partir da Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII e início do século XIX), quando a produção em massa intensificou a extração de minérios para abastecer a crescente indústria. Com o crescimento populacional mundial, houve a necessidade de retirar da natureza um volume cada vez maior desse tipo de recurso.
A atividade mineradora e o garimpo promovem impactos diretos na natureza, levando à deterioração do ambiente. Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios, como ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita, entre outros.
Minérios, como o carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima. Atualmente, é impossível imaginar que a sociedade deixe de explorar os minérios existentes ao longo da litosfera terrestre, uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento industrial.
No Brasil, a extração de pedras preciosas ou semipreciosas é desenvolvida por uma atividade denominada garimpo, na qual são obtidos ouro, diamante, esmeralda, cassiterita, etc. A garimpagem geralmente é executada de forma tradicional nas margens de rios, em locais que recebem grande volume de sedimentação e em planícies fluviais, principalmente nas bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraguai.