Castlevania: Dawn of Sorrow
Castlevania: Dawn of Sorrow (悪魔城ドラキュラ 蒼月の十字架 Akumajō Dorakyura Aoitsuki no Jūjika?) é um jogo eletrônico de ação-aventura que foi desenvolvido e publicado pela Konami. Ele faz parte da série Castlevania da Konami e foi o primeiro título da série a ser lançado para o console portátil Nintendo DS. O jogo é a sequência direta de Castlevania: Aria of Sorrow e incorpora várias características de seu antecessor. Dawn of Sorrow vendeu mais de 15 mil unidades em sua primeira semana no Japão e 164 mil unidades nos Estados Unidos após três meses do seu lançamento inicial.
O jogo se ambienta no universo fictício da série Castlevania, onde os caçadores de vampiro do clã Belmont travam um conflito sem fim contra o vampiro imortal, o Dracula. Dawn of Sorrow prossegue o enredo encontrado em Aria of Sorrow, no qual o Dracula foi completamente derrotado e os seus poderes foram assumidos por sua encarnação, Soma Cruz. Com a ajuda de seus aliados, Soma consegue evitar o seu destino de se tornar o novo lorde das trevas; contudo, um culto é formado para trazer um novo lorde à vida através do homicídio de Soma, enquanto este é obrigado a reunir-se novamente com seus aliados para impedir que isto ocorra.
Dawn of Sorrow incorpora vários elementos de títulos anteriores da série Castlevania, como a combinação de elementos de jogos de plataforma e RPGs, o sistema "Tactical Soul" encontrado em Aria of Sorrow, e uma atmosfera obscura e gótica. Dawn of Sorrow também introduz outros elementos completamente novos à série, como o sistema de "Magic Seal", que necessita do uso da caneta stylus para desenhar um símbolo e conseguir derrotar inimigos poderosos; um design distinto em anime dos personagens; e um modo multiplayer, onde dois jogadores podem competir entre si em níveis de time attack. O jogo recebeu notas altas de várias publicações de jogos eletrônicos e foi considerado um dos melhores jogos lançados para a plataforma em 2005. Ele também foi relançado no Japão em 29 de junho de 2006 e, em 2007, na América do Norte, como parte da linha "Konami the Best".
Jogabilidade
Durante o jogo, o jogador controla o personagem na tela através de uma perspectiva em terceira pessoa, para interagir com pessoas, objetos e inimigos. Semelhante aos títulos anteriores da série e à maioria de jogos de RPG, os personagens sobem de nível a cada vez que alcançam um número definido de pontos de experiência ao derrotar inimigos; cada "nível" ganho aumenta um pouco as estatísticas do personagem, assim melhorando o seu desempenho durante as batalhas. Exemplos de estatísticas incluem pontos de vida, a quantidade de dano que o personagem é capaz de suportar; pontos de magia, que determinam a quantidade de vezes que o personagem pode usar ataques mágicos; força, o poder dos seus ataques físicos; e inteligência, o poder dos ataques mágicos.
Ao se deparar com um inimigo, o jogador pode usar uma variedade de armas para atacar e derrotá-lo. Apesar do jogo se passar no ano de 2036, as armas disponíveis são bastante medievais, que incluem espadas, machados e lanças, além de pistolas e um lançador-propelente de granadas, os únicos exemplos de armas modernas. Estas armas diferem em nível de dano, alcance e velocidade de uso.
Dawn of Sorrow, semelhantemente à maioria dos jogos da série Castlevania, se ambienta em um castelo, o qual é profundamente subdividido em várias áreas. Estas áreas diferem-se em suas composições, o que inclui monstros e características ambientais. Adicionalmente, cada área possui a sua própria música tema, que é tocada de acordo com a presença do jogador no local. O personagem se movimenta pelo ambiente baseado nas escolhas do jogador; contudo, as áreas a que o personagem consegue alcançar são restritos aos itens possuídos pelo mesmo, característica comum em boa parte dos jogos de plataforma. Entretanto, a progressão pelo castelo não é linear, já que o jogador é livre para explorar as áreas a que ele tem acesso, também sendo capaz de retornar a locais já visitados segundo sua vontade.