leões-marinhos
Os leões-marinhos são membros da ordem Carnivora e da família Otaridae, assim como cães, gatos, lobos, tigres, leões e lontras. Apesar de serem da mesma ordem e possuírem o mesmo nome popular, os leões-marinhos são evolutivamente mais próximos dos ursos que dos leões. Sim, por mais que pareçam diferentes, os leões-marinhos e os ursos são “primos” distantes. O nome leão-marinho vem do fato de os machos possuírem densas jubas em torno dos pescoços e formarem haréns (um macho com muitas fêmeas), assim como os leões.
Características
A família Otaridae compreende os leões-marinhos e os lobos-marinhos. Ao contrário dos Phocidae (família das focas) e dos Odobenidae (família das morsas), os membros dessa família possuem pavilhão auditivo externo, ou seja, possuem orelhas evidentes. Os leões-marinhos possuem focinho curto, atarracado, quatro nadadeiras, sendo que as anteriores são evidentemente maiores que as traseiras e não apresentam unhas aparentes. Ao contrário das focas, leões-marinhos conseguem caminhar em terra firme pelo fato de conseguirem girar a cintura pélvica para a frente. Essa habilidade dá aos leões-marinhos grande mobilidade na água, possibilitando muitas manobras.
Alimentação
Leões-marinhos são carnívoros, ou seja, se alimentam de outros animais. A principal fonte alimentar dos leões-marinhos são os peixes, crustáceos e moluscos (como lulas e polvos), mas ocasionalmente podem se alimentar de aves. A organização social é composta por haréns, com um macho dominante e muitas fêmeas. Esse tipo de organização é denominada poliginia.