Voleibol e sua formação
Chamado frequentemente no Brasil de Vôlei e em Portugal de Vólei, é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).
O voleibol foi inventado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke, Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente, jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942, aos 72 anos de idade.
Fundamentos do voleibol
Um time que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica "fundamentos". Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. Cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.
As regras do vôlei
Atualmente, o vôlei é jogado em uma quadra retangular medindo 9 metros de largura por 18 metros de comprimento, sendo dividida ao meio pela rede. A rede, por sua vez, fica a uma altura de 2,43m para os homens e 2,24m para as mulheres. Outras regras do vôlei são:
- 6 membros em cada equipe;
- 5 sets de 25 pontos;
- O quinto set só é disputado em caso de empate nos 4 primeiros;
- Precisa de pelo menos 2 pontos de diferença entre as equipes para encerrar um set;
- Só é permitido 3 toques por vez na bola e nunca dois toques seguidos do mesmo jogador;
- Não é permitido ‘conduzir’ a bola, somente tocá-la;
- O set é definido pelos pontos e não pelo tempo;
- 3 jogadores ficam próximos à rede e 3 ao fundo da quadra;
- Cada equipe possui um técnico, bem como reservas.
Fundamentos básicos do vôlei
O vôlei possui alguns ‘fundamentos’ que podem ser considerados as ‘regras’ dos ‘passes’ permitidos durante uma partida. Entre eles podemos citar:
- Saque: movimento inicial do início de cada disputa de pontos, sendo realizada por uma das equipes;
- Levantamento: movimento onde se ‘levanta’ a bola para o companheiro atacar em direção à quadra adversária;
- Ataque: movimento realizado quando o jogador manda a bola para a quadra adversária, geralmente feito com uma pancada forte na bola;
- Bloqueio: quando um ou mais jogadores da equipe adversária pulam para impedir a passagem da bola para a sua quadra;
- Rotação: movimento realizado pelos jogadores de cada equipe.
Existem também duas variantes do vôlei de quadra, sendo o vôlei de praia e o futevôlei. Cada um com suas próprias regras ou regras adaptadas do esporte de quadra.