Varsóvia
Varsóvia (em polonês: Warszawa) é a capital e maior cidade da Polônia, situada nas margens do rio Vístula, a aproximadamente 260 km do mar Báltico e 300 km das montanhas dos Cárpatos. Em 2012, sua população era de cerca de 1.716.855 habitantes. Além de ser a capital do Voivodato de Masóvia, a cidade é um importante centro industrial e educacional, abrigando diversas indústrias (bens de consumo, aço, engenharia elétrica, automóveis) e instituições de ensino superior, como a Universidade de Varsóvia e a Universidade Tecnológica de Varsóvia. Varsóvia também é sede de uma orquestra filarmônica, do maior Teatro Nacional do mundo e da Ópera.
A história de Varsóvia remonta ao século XIII, quando era apenas uma vila de pescadores. Em 1569, o rei Sigismundo III transferiu a capital polonesa de Cracóvia para Varsóvia. Conhecida como a "Paris do Norte", a cidade era considerada uma das mais bonitas do mundo até a Segunda Guerra Mundial. Bombardeada durante a invasão alemã em 1939, Varsóvia resistiu, enfrentando episódios como o Levante do Gueto de Varsóvia em 1943 e uma revolta geral entre agosto e outubro de 1944. Varsóvia ganhou o título de "Cidade Fênix" por sua reconstrução completa após a guerra, com mais de 85% de seus edifícios destruídos.
Varsóvia é a sede da Frontex, a agência europeia de guarda de fronteiras e costeira, além de ser uma das cidades metropolitanas mais dinâmicas da Europa. Em 2012, foi classificada como a 32ª cidade mais habitável do mundo pela The Economist Intelligence Unit, e em 2017 ficou em 4º lugar na categoria "Amigável para Negócios" e 8º em "Capital Humano e Estilo de Vida". Reconhecida como uma das cidades mais habitáveis da Europa Central e Oriental, é um importante centro econômico, financeiro e cultural.
O Centro Histórico de Varsóvia foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1980. É a parte mais antiga da cidade e uma das principais atrações turísticas, com destaque para a Coluna de Sigismundo, a Barbacã e o Castelo Real.
Varsóvia também é conhecida por ter dado nome ao Pacto de Varsóvia e ao Tratado de Varsóvia, ambos de grande relevância histórica.
Etimologia de Varsóvia
O nome "Varsóvia" em polonês, Warszawa (anteriormente grafado como Warszewa ou Warszowa), significa "pertencente a Warsz", sendo Warsz uma forma abreviada do nome eslavo Warcisław. Uma etimologia popular atribui o nome da cidade a um pescador chamado Wars e sua esposa Sawa. Contudo, acredita-se que Warsz era um nobre dos séculos XII-XIII que possuía uma vila no atual bairro de Mariensztat. O nome oficial completo da cidade é "miasto stołeczne Warszawa" ("Cidade Capital de Varsóvia"), e seus habitantes são chamados varsovianos, do francês "varsovien".