Quais os significados das cores? Como o cérebro reage a elas?
Você já parou para se perguntar como as cores se formam? De maneira simples, as cores são percepções dos olhos ao captarem as ondas eletromagnéticas refletidas em determinadas superfícies.
Dependendo do comprimento da onda, as cores variam, e quando essa informação chega ao cérebro, as reações provocadas são diversas, relacionadas a cada cor em particular. Isso ocorre porque o cérebro reage de forma distinta para cada cor percebida, gerando sentimentos variados nos indivíduos.
Neste artigo, você descobrirá os significados de 11 cores, explorando desde o preto e o branco até tons claros e escuros, e entenderá como influenciam nossas emoções e percepções.
Os significados das cores
Branco
O branco representa paz, clareza, purificação e inocência. É associado ao equilíbrio e à calma. No entanto, seu significado pode variar conforme a cultura. No Ocidente, simboliza alegria e celebração, enquanto no Oriente é ligado ao luto e à despedida.
Preto
O preto, geralmente, é relacionado à morte, isolamento, depressão e solidão. Entretanto, essa cor também transmite sofisticação e elegância quando aplicada em ambientes, objetos ou vestimentas.
Amarelo
O amarelo é associado ao Sol, simbolizando calor, luz, prosperidade e claridade. Além disso, remete ao raciocínio, criatividade, felicidade e otimismo.
Azul
Considerada uma cor fria, o azul pode transmitir uma sensação de monotonia, mas é amplamente associado à tranquilidade, serenidade e harmonia. Essa cor evoca sentimentos positivos ao observarmos o céu ou o mar.
Verde
O verde representa frescura, calma, vigor e equilíbrio. Encontrado frequentemente na natureza, essa cor proporciona sensações de revitalização física e mental, simbolizando também juventude, esperança e saúde.
Rosa
O rosa sugere delicadeza, romantismo e carinho. Pode, simultaneamente, transmitir sensualidade e beleza. Além disso, é uma cor associada à ternura e a mundos encantados.
Vermelho
O vermelho é a cor da paixão, amor e cumplicidade. Também representa desejo, liderança e conquista. Por outro lado, pode simbolizar violência, guerra e confronto, além de ser associado ao sangue e à virilidade.
Laranja
Resultado da mistura entre vermelho e amarelo, o laranja simboliza vitalidade, alegria e prosperidade. Ele é frequentemente ligado ao sucesso, espontaneidade e ação, criando ambientes acolhedores e confortáveis. No entanto, é preciso usá-lo com moderação para evitar transmitir uma sensação de desgosto.
Roxo
O roxo está relacionado ao misticismo, mistério, magia e melancolia. É uma cor comumente usada para representar espiritualidade e universos misteriosos, como bruxas e temas ocultos.
Marrom
O marrom simboliza maturidade, estabilidade e responsabilidade. Também transmite uma sensação de segurança e firmeza, tornando ambientes mais confortáveis e acolhedores.
Cinza
Por ser uma cor neutra, o cinza é frequentemente relacionado à ausência de emoções. Embora seja usado para sophisticação, também pode evocar sentimentos de solidão, tristeza e depressão.