Super Smash Bros. Melee
Super Smash Bros. Melee, chamado no Japão de Super Smash Bros. DX (大乱闘スマッシュブラザーズDXデラックス Dai Rantō Sumasshu Burazāzu Derakkusu?), é um jogo eletrônico de luta crossover desenvolvido pela HAL Laboratory e publicado pela Nintendo. É o segundo título da série Super Smash Bros. e foi lançado exclusivamente para Nintendo GameCube em 21 de novembro de 2001 no Japão, 3 de dezembro de 2001 na América do Norte e 24 de maio de 2002 na Europa. O jogo é centrado nas batalhas entre os personagens das franquias de jogos eletrônicos da Nintendo, como Mario, The Legend of Zelda e Pokémon.
Melee inclui todos os personagens do primeiro jogo, além de adicionar novos personagens de outras franquias, como Fire Emblem, cujos jogos ainda não haviam sido lançados fora do Japão na época. A jogabilidade de Melee oferece uma abordagem não ortodoxa para o gênero dos jogos de luta, utilizando um contador que mede o dano em porcentagens crescentes, representando o knockback que o personagem sofrerá, em vez de uma barra de vida que diminui, comum na maioria dos jogos de luta. Após a popularidade de sua jogabilidade multijogador, Melee se destacou em muitos torneios competitivos, tornando-se um dos jogos de luta mais populares.
Super Smash Bros. Melee recebeu elogios da crítica, conquistando vários prêmios e reconhecimentos de diversas publicações, sendo considerado um dos melhores jogos já feitos. O título obteve vendas expressivas após seu lançamento, tornando-se o jogo mais vendido do GameCube, com mais de sete milhões de cópias vendidas até 2008. Super Smash Bros. Melee foi seguido por Super Smash Bros. Brawl para o Wii no mesmo ano.
Jogabilidade
Assim como no primeiro jogo, Super Smash Bros. Melee possui uma estrutura diferenciada em relação aos jogos tradicionais de luta: o objetivo é lançar os oponentes para fora dos limites do estágio. Os ataques causam danos de valores diferentes, e se o dano causado for suficiente, resultará em knockback no oponente. A vida de cada personagem é medida em porcentagem, que representa o dano que o oponente recebeu. Quanto maior a porcentagem, maior o knockback recebido, facilitando a eliminação do oponente do estágio.
Ao contrário da maioria dos jogos de luta, onde os ataques são baseados em combinações de múltiplos botões, a maioria dos ataques em Super Smash Bros. Melee pode ser realizada com apenas um botão e/ou uma movimentação no analógico. Durante as batalhas, itens relacionados às franquias da Nintendo aparecem no estágio, oferecendo diversas funções, como causar dano ou recuperar a vida de um personagem. Além disso, a maioria dos estágios também está relacionada às franquias da Nintendo e é interativa. Apesar de serem renderizados em três dimensões, os movimentos são restritos a duas dimensões. O jogador pode coletar "troféus" (chamados de "Figuras" em japonês) de vários personagens e objetos relacionados à Nintendo ao longo do jogo.
Modos de jogador
O jogo oferece modos tanto para um jogador quanto para multijogador. Os modos variam do "Classic Mode", que envolve o jogador lutando contra vários oponentes e um personagem chefe, até o "Home Run Contest", um minijogo que desafia o jogador a lançar um saco de areia o mais longe possível com um bastão de beisebol. Alguns modos são personalizados para personagens específicos; por exemplo, o "Target Test" estabelece uma área especializada para cada personagem, na qual é necessário destruir dez alvos no menor tempo possível.
Nos modos multijogador, até quatro jogadores ou robôs (CPUs) podem lutar em batalhas, seja no modo mata-mata ou em equipes separadas. Os robôs são divididos em nove níveis de dificuldade; quanto maior o nível, mais difícil é derrotá-los. As opções de batalha são altamente customizáveis, permitindo escolher até os tipos e/ou número de itens que podem aparecer.
Personagens
Super Smash Bros. Melee contém vinte e cinco personagens (ou vinte e seis, se considerarmos Zelda e Sheik como personagens separados). Inicialmente, quatorze personagens são jogáveis, enquanto outros onze podem ser desbloqueados ao completar metas específicas. Todos os personagens são derivados de franquias da Nintendo, com alguns representando séries famosas e outros menos conhecidas. Marth e Roy, por exemplo, representam a série Fire Emblem, que ainda não havia sido lançada fora do Japão na época. A aparição desses personagens em Melee aumentou a popularidade de Fire Emblem no ocidente. Referências aos universos originais dos personagens aparecem no jogo; em um dos eventos do "Event Mode", Mario precisa derrotar Bowser para salvar a Princesa Peach.