Super Smash Bros. Brawl
Super Smash Bros. Brawl, chamado no Japão de Super Smash Bros. X (大乱闘スマッシュブラザーズX Dairantou Sumasshu Burazāzu Ekkusu?), é um jogo eletrônico de luta crossover desenvolvido pela Sora Ltd. e publicado pela Nintendo para o Wii. É o terceiro título da franquia Super Smash Bros., expandindo sua lista de personagens em relação ao antecessor e sendo o primeiro da série a incluir personagens de third-parties. Com novos estágios, modos de jogo e extras, Brawl foi aclamado pela mídia, vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo e se tornou o segundo jogo mais vendido de 2008.
Assim como seus dois antecessores, Super Smash Bros. Brawl é considerado uma exceção no gênero dos jogos de luta devido ao seu método simplificado de comandos e ênfase em nocautes para fora da arena. Brawl também apresenta um modo solo mais robusto do que os anteriores, introduzindo o novo modo de aventura em side-scrolling, The Subspace Emissary, que apresenta uma história em CGI com os personagens jogáveis de Brawl. O título suporta até quatro jogadores simultaneamente e é compatível com a conexão à Nintendo Wi-Fi Connection.
A maior parte das músicas do jogo são arranjos de temas de jogos anteriores de outras franquias, criados por 39 renomados músicos de diversas empresas de videogames. Super Smash Bros. Brawl foi anunciado em uma conferência pré-E3 de 2005 pelo presidente da Nintendo, Satoru Iwata. Mais tarde, nesse mesmo dia, Iwata convidou o diretor dos dois outros jogos da série, Masahiro Sakurai, para também dirigir o terceiro título, o que foi aceito por Sakurai. A produção do jogo começou em outubro de 2005, com a Nintendo contando com a ajuda de produtores estrangeiros especialmente para Brawl.
Na E for All de 2007, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, anunciou que Brawl seria lançado em dezembro daquele ano nas Américas. Contudo, o lançamento foi adiado para 10 de fevereiro de 2008 e, posteriormente, para 9 de março do mesmo ano.