Sonic the Hedgehog 2
Sonic the Hedgehog 2 (ソニック・ザ・ヘッジホッグ2ツー Sonikku za Hejjihoggu Tsū?) é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido pela Sega Technical Institute e publicado pela Sega para o Mega Drive. É o segundo jogo da série Sonic the Hedgehog, e introduziu o amigo do protagonista, Miles "Tails" Prower, controlável por um segundo jogador. Na história, Sonic e Tails devem parar o antagonista da série, o Dr. Ivo Robotnik, de roubar as Esmeraldas do Caos para alimentar sua estação espacial, o Death Egg.
O desenvolvimento começou em novembro de 1991. Sua equipe foi composta por japoneses e americanos, diferentemente do primeiro jogo da franquia, que foi produzido apenas por japoneses. O jogo foi dirigido por Masaharu Yoshii e produzido por Shinobu Toyoda. O design do jogo foi liderado por Hirokazu Yasuhara e a música foi composta por Masato Nakamura.
Sonic the Hedgehog 2 vendeu mais de seis milhões de cópias, tornando-se o segundo jogo mais vendido do Mega Drive, atrás apenas do primeiro jogo da franquia. É citado como um dos melhores jogos eletrônicos de todos os tempos, recebendo elogios por seu design de nível, visual e música, embora seu modo multijogador tenha sido criticado. Foi relançado em várias plataformas; uma versão remasterizada desenvolvida usando o Retro Engine foi lançada para iOS e Android em dezembro de 2013. Duas sequências diretas foram feitas: Sonic the Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles, lançadas em 1994.
Sonic the Hedgehog 2 é um jogo eletrônico de plataforma em 2D. O jogo é estrelado pelo personagem de mesmo nome e seu companheiro, Miles "Tails" Prower, uma raposa de duas caudas que não estava presente no primeiro jogo da franquia. O jogador controla Sonic enquanto Tails corre ao lado dele. Um segundo jogador pode entrar a qualquer momento e controlar Tails separadamente. Na tela de opções, é possível alterar para apenas Sonic ou Tails. Na versão original do jogo, não há diferença na jogabilidade dos dois personagens, visto que ambos têm habilidades praticamente idênticas. Todavia, na versão mobile, Tails recebeu a habilidade de voo.
O jogo se passa em uma série de níveis, cada um dividido em um, dois ou três fases, com Robotnik sendo o chefe no final de cada última fase. Certos níveis têm recursos que são exclusivos, como por exemplo, "Emerald Hill" tem "loops" semelhantes a um saca-rolhas, e "Chemical Plant" tem botões de impulso que colocam Sonic instantaneamente em sua velocidade máxima. O personagem pode saltar sobre os inimigos para derrotá-los. O jogo também apresenta um novo movimento, o "spin dash" ou "Super Dash Attack", pelo qual o jogador se enrola em uma bola e gira enquanto está parado, resultando em um aumento de velocidade. Quando o jogador é atacado por um inimigo sem possuir anéis, é esmagado, cai fora da tela, afoga-se ou excede o limite de tempo da fase, perde uma vida e retorna ao início da fase ou ao último ponto de verificação (checkpoint), não havendo mais vidas, é exibida a tela de game over.
Quando o jogador coleta pelo menos 50 anéis e passa por um checkpoint, ele pode ser transportado para uma fase especial. Nesse local, o jogador percorre um caminho no formato de halfpipe pseudo-3D, coletando anéis e evitando bombas. Uma determinada quantidade de anéis deve ser coletada para passar por cada um dos três pontos de verificação e, por sua vez, para obter a própria esmeralda. Se Sonic colidir com uma bomba, ele perde dez anéis e é imobilizado momentaneamente. As fases aumentam em dificuldade, e o jogador não pode entrar em nenhuma fase sem passar pela anterior. Depois de terminar, o jogador é transportado de volta para o posto de estrela que usou para entrar no estágio especial, com sua contagem de toques zerada. Quando todas as esmeraldas forem coletadas, Sonic pode se transformar em Super Sonic, depois de coletar 50 anéis e saltar. Super Sonic é invencível a ataques, tem mais velocidade e maior alcance em seus saltos, no entanto, ele perde um anel por segundo e volta ao Sonic normal após seus anéis se esgotarem.
O jogo também possui um modo competitivo, onde dois jogadores competem entre si até a linha de chegada, usando Sonic ou Tails, em uma corrida em tela dividida por três dos níveis regulares e uma fase especial. Depois que um jogador termina um dos níveis regulares, o outro jogador deve terminar a zona em 60 segundos, ou o nível termina instantaneamente. Nos níveis regulares, os jogadores são classificados em cinco áreas (pontuação, tempo, anéis mantidos no final do nível, total de anéis coletados e o número de caixas de itens quebradas). O jogador com o maior número de vitórias em categorias vence o nível. Na Etapa Especial, os jogadores competem para obter o maior número de anéis. O modo termina quando todas as etapas forem concluídas, ou se um jogador perder todas as suas vidas, em que seu oponente vencerá automaticamente.