Final Fantasy Type-0
Final Fantasy Type-0 (ファイナルファンタジー零式 Fainaru Fantajī Reishiki?) é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido e publicado pela Square Enix. Lançado no Japão em 27 de outubro de 2011 exclusivamente para o PlayStation Portable, o título faz parte da Fabula Nova Crystallis, uma subsérie dentro da franquia Final Fantasy que compartilha uma mesma mitologia. A jogabilidade coloca o jogador no controle de vários personagens em combates em tempo real durante missões pelo mundo de Orience, além de participar de batalhas estratégicas em grande escala no mapa de jogo, com opção multijogador em missões principais e secundárias.
A história se foca na Classe Zero, um grupo de catorze estudantes da Vermillion Peristylium, uma academia de magia no Domínio de Rubrum. A classe é mobilizada para defender Rubrum quando o Império Milites lança um ataque contra os Estados Cristal de Orience, buscando controlar seus respectivos cristais. O grupo acaba se envolvendo nos segredos por trás da guerra e dos motivos de suas existências. O mundo e sua apresentação foram inspirados em documentários históricos, com a narrativa sendo mais sombria em comparação com jogos anteriores da série.
Final Fantasy Type-0 foi originalmente anunciado como um jogo para celulares e PSP chamado Final Fantasy Agito XIII. Dirigido por Hajime Tabata, que assumiu o projeto após finalizar Before Crisis: Final Fantasy VII, o jogo foi projetado para facilitar o acesso ao universo da Fabula Nova Crystallis. As versões móveis foram canceladas e o título foi alterado para distanciar-se do carro-chefe da subsérie, Final Fantasy XIII. O jogo foi um sucesso de vendas, recebendo elogios por sua história e jogabilidade, embora tenha sido criticado pelos controles de câmera e pela inteligência artificial. Apesar dos planos, nunca foi lançado fora do Japão, mas teve uma remasterização em alta definição para Microsoft Windows e consoles da oitava geração.
Jogabilidade
Final Fantasy Type-0 é um RPG de ação onde o jogador controla os catorze membros da Classe Zero. O mundo do jogo é explorado através de um mapa fora de escala, exceto por ambientes como a Vermillion Peristylium, a base da Classe Zero, e locais relacionados a missões. A Classe Zero é enviada em diversas missões pelo mundo de Orience ao longo do jogo. Inicialmente, o jogador viaja para destinos pré-determinados em um dirigível, mas pode ganhar sua própria aeronave após derrotar um inimigo específico, permitindo viajar livremente pelo mapa.
A jogabilidade é estruturada em missões, com dois tipos disponíveis: missões de história e missões de "exercício", que servem como objetivos secundários. Ordens opcionais são dadas durante as missões, podendo ser obedecidas ou ignoradas, com a aceitação resultando em um aumento temporário de poder e recompensas ao completar os objetivos. O jogador também pode participar de batalhas estratégicas em tempo real no mapa, controlando divisões militares aliadas e libertando cidades e vilas do domínio inimigo. Missões aéreas estão disponíveis, onde o jogador abate dragões usando as armas da aeronave.
Os jogadores podem criar chocobos, aves galiformes recorrentes na série Final Fantasy, fora de combate. Para isso, devem capturar dois chocobos no mapa e levá-los para uma fazenda especial na Peristylium, onde podem criar um chocobo especial ao combinar tipos diferentes e adicionar itens específicos. Os jogadores podem visitar o Crystarium da Peristylium para rever inimigos derrotados, obter informações sobre outros personagens e assistir a clipes de vídeo. Moogles, outra criatura icônica da série, podem passar missões, cujos objetivos podem mudar durante o jogo. Lojas administradas por personagens não jogáveis, tanto na Peristylium quanto em Orience, vendem itens e equipamentos. Cidades liberadas durante as missões dão acesso a novos tipos de lojas.
Ao completar Type-0 uma vez, os jogadores desbloqueiam a opção "Novo Jogo+", mantendo habilidades e equipamentos, além de liberar novas cenas da história e missões específicas de certos personagens. O jogo possui três níveis de dificuldade: "normal", "difícil" e "impossível".